Rio de Janeiro – O meio-médio Flávio Canto (categoria até 81kg) lidera a seleção brasileira que vai disputar neste fim de semana a etapa de Praga, na República Checa, da Copa do Mundo de judô. Domingo, o medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas-2004 conquistou a medalha de ouro na etapa de Hamburgo (ALE), e é um dos favoritos ao título na capital checa.

Em solo alemão, Canto venceu o japonês Shinya Yoshinaga por ippon em 50 segundos de luta. "Todo atleta sonha com a medalha de ouro. Estou muito feliz de vencer um torneio como este e de conquistar um bom resultado para o Brasil", disse Flávio Canto, que nunca havia lutado contra o rival. "Existe muita ansiedade em qualquer final. Sem dúvidas vencer de ippon foi ótimo."

Esta foi a primeira competição internacional de Canto após o bronze olímpico em 2004.

"O judô é um esporte onde nem sempre vence o melhor. Hoje (domingo) eu estava no meu dia e tudo deu certo. Muitos atletas bons ficaram pelo caminho. Nunca havia vencido de todos os judocas que estavam ao meu lado no pódio, foi realmente especial", afirmou o  judoca.

Os outros representantes brasileiros na etapa de Praga são: Leandro Cunha, da categoria meio-leve (até 66kg), que conquistou a quinta colocação na etapa de Hamburgo; Alexsander Guedes (até 90kg), Alex Aguiar (até 100kg) e Daniel Hernandes (acima de 100kg) entrarem no tatame.