A seleção espanhola tem mais um jogador brasileiro. Nesta sexta-feira, o técnico Vicente del Bosque divulgou a lista de convocados para dois jogos das Eliminatórias da Euro/2016 e chamou pela primeira vez o atacante Rodrigo Moreno, que disputa sua primeira temporada com a camisa do Valencia e será companheiro de Diego Costa.

O jogador de 23 anos é nascido no Brasil, mas defendeu a seleção da Espanha nas categorias de base. Ele é filho do ex-lateral-esquerdo Adalberto, ex-Flamengo, e foi morar na Europa aos 12 anos, quando o pai começou a trabalhar numa escolinha de futebol junto com Mazinho, em Vigo.

O garoto carioca, que até então treinava no Flamengo, passou a jogar pelo Celta. Ainda na base, passou ao Real Madrid, chegando a treinar com o elenco principal, sem, contudo, jogar. Vendido ao Benfica em 2010, por 6 milhões de euros, ficou um ano emprestado ao Bolton, a Inglaterra, antes de se firmar. Nesta temporada, chegou ao Valencia.

Outra novidade na lista da Espanha é o lateral-esquerdo Juan Bernat, de 21 anos, que foi vendido este ano pelo Valencia ao Bayern de Munique. Seus companheiros Thiago Alcântara e Javi Martínez estão machucados. Voltaram à convocação o zagueiro Gerard Piqué, hoje reserva do Barcelona, e seu companheiro Andrés Iniesta, que deverá completar 100 jogos com a camisa da Espanha.

Em renovação depois do fracasso na Copa, a Espanha segue sendo renovada e vai contar novamente com o atacante Paco Alcácer (Valencia), os defensores Mikel San José (Athletic de Bilbao) e Marc Bartra (Barcelona) e o meia Isco (Real Madrid). Na frente, Fernando Llorente (Juventus), Juan Mata (Manchester United) e Fernando Torres (Milan) seguem fora.

E Espanha joga na quinta-feira contra a Eslováquia, fora de casa, e depois visita Luxemburgo, em jogos válidos pelas Eliminatórias da Euro. A equipe estreou vencendo a República Dominicana, mês passado.

CONFIRA A LISTA DE CONVOCADOS:

GOLEIROS – Iker Casillas (Real Madrid), David de Gea (Manchester United) e Kiko Casilla (Espanyol).

DEFESAS – Raúl Albiol (Napoli), César Azpilicueta (Chelsea), Gerard Piqué, Jordi Alba (Barcelona), Juanfran Torres (Atlético de Madrid), Dani Carvajal, Sergio Ramos (Real Madrid) e Juan Bernat (Bayern de Munique).

MEIO-CAMPISTAS – Raúl García, Koke Resurrección (Atlético de Madrid), Cesc Fábregas (Chelsea), Ander Iturraspe (Athletic), Sergio Busquets, Andrés Iniesta (Barcelona), David Silva (Manchester City) e Santi Cazorla (Arsenal).

ATACANTES – Paco Alcácer, Rodrigo Moreno (Valencia), Pedro Rodríguez (Barcelona) e Diego Costa (Chelsea).