O brasileiro Helio Castroneves (Penske) conquistou neste sábado (1º/09) a pole position para a etapa de Detroit, penúltima prova da Fórmula Indy neste ano. Vice-líder do campeonato com 556 pontos, o escocês Dario Franchitti, da Andretti Green, larga na segunda posição, à frente do líder Scott Dixon, da Ganassi, sai em terceiro.

Apenas três pilotos ainda têm chances de ser campeão em 2007. Além de Dixon e Franchitti – que estão separados apenas por quatro pontos – Tony Kanaan, da Andretti Green, também pode chegar lá. Quarto no grid em Detroit, o brasileiro tem 498 pontos e sonha com um bom resultado para continuar na disputa na última prova.

Outro brasileiro na F-Indy, Vitor Meira, da Panther, vai largar apenas na quinta fila, na décima posição, à frente da norte-americana Danica Patrick, da Andretti Green.

A prova disputada nas ruas de Detroit terá 90 voltas e a largada está prevista para às 16h45 (de Brasília). A corrida terá transmissão ao vivo pelo PlayTv e pelo Bandsports.

Champ Car

Na Champ Car, o francês Sébastien Bourdais foi quem ficou com a pole para a etapa de Assen, na Holanda. O tricampeão lidera o campeonato deste ano com 283 pontos, contra 230 do vice-líder Robert Doornbos.

Único brasileiro dentre o 17 pilotos que correm na categoria, Bruno Junqueira larga na 11.ª colocação.