Corinthians, Cruzeiro, Atlético Mineiro e Botafogo ganharam uma dor de cabeça nesta terça-feira com a divulgação da tabela da Copa do Brasil. Pela definição da CBF, os jogos da volta das quartas de final vão coincidir com o amistoso da seleção brasileira com o Japão, em Cingapura. Assim, as quatro equipes correm o risco de jogar estas partidas sem atletas importantes, cedidos à seleção de Dunga.

A preocupação, prevista pelas equipes nos últimos dias, já mobilizou dirigentes dos clubes. A diretoria do Corinthians, por exemplo, faz pressão para a CBF alterar a data das partidas. O time paulista pode perder o zagueiro Gil e o volante Elias para a seleção, além do meia Lodeiro e o atacante Guerrero, que poderão ser convocados para amistosos do Uruguai e do Peru, respectivamente.

O Cruzeiro tem como possíveis convocados Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, chamados para os amistosos com Colômbia, na sexta, e Equador, nesta terça. O Botafogo perderia o goleiro Jefferson, titular nesta nova Era Dunga. E o Atlético Mineiro sofreria a baixa do atacante Diego Tardelli.

Os desfalques se deveriam ao conflito entre o amistoso da seleção no dia 14 de outubro e os duelos da volta das quartas de final, no dia 15 (quarta-feira). O Cruzeiro enfrentará o ABC-RN, em Natal, enquanto Atlético e Corinthians vão se enfrentar no Mineirão, em Belo Horizonte, neste dia. O Botafogo jogará somente na quinta, contra o Santos, na Vila Belmiro, mas teria chances remotas de contar com seu goleiro, se a convocação for confirmada.

Antes do duelo com o Japão, a seleção brasileira vai enfrentar a Argentina no Superclássico das Américas, no dia 11 de outubro, em Pequim, na China.

TABELA – As quartas de final da Copa do Brasil terão início no dia 1º de outubro. Os quatro jogos serão disputados no mesmo dia: Botafogo x Santos, Cruzeiro x ABC, Corinthians x Atlético-MG e América-RN x Flamengo. A volta terá três partidas no dia 15: ABC x Cruzeiro, Flamengo x América e Atlético x Corinthians. O quarto duelo será no dia 16, entre Santos e Botafogo.

As semifinais serão realizadas duas semanas depois. As partidas de ida estão marcadas para o dia 29. Os duelos de volta estão agendados para o dia 5 de novembro. As finais serão nos dias 12 e 26 do mesmo mês.