A CBF divulgou nesta segunda-feira as datas, locais e horários dos jogos da primeira rodada da segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro. Os oito classificados foram definidos no domingo, quando aconteceu a 10.ª e última rodada da fase inicial.

A nova fase será disputada nos próximos dois finais de semana. A abertura acontece sábado, com o jogo entre Brasil de Pelotas e América-MG, a partir das 15 horas (de Brasília), na cidade gaúcha. Outros três jogos estão marcados para domingo.

A segunda fase da Série C será eliminatória, com jogos de ida e volta. Os oito times foram divididos em quatro confrontos. Não existe vantagem pela campanha anterior. O critério de desempate é igual ao da Copa do Brasil, valendo o gol na casa do adversário. No caso de um time perder fora por 2 a 1, e depois vencer em casa por 1 a 0, ele estará classificado pelo gol fora.

O novo formato da Série C, que teve apenas 20 participantes neste ano e menos jogos para evitar despesas, já determina que os quatro semifinalistas garantem o acesso à Série B de 2010.

Por outro lado, o fim da fase de classificação definiu o rebaixamento dos últimos colocados de cada grupo à Série D. Sampaio Corrêa, Confiança, Mixto e Marcílio Dias caíram para a quarta divisão do futebol brasileiro.

Segundo o regulamento, os clubes podem se reforçar até 48 horas antes do início da segunda fase. Portanto, todos têm até sexta-feira para inscrever seus eventuais reforços.

Confira as datas e os horários das quartas da Série C:

Jogos de ida:

Sábado

15 horas

Brasil-RS x América-MG

Domingo

16 horas

ASA-AL x Rio Branco-AC

Paysandu-PA x Icasa-CE

Guaratinguetá-SP x Caxias-RS

Jogos de volta:

15 de agosto – 19 horas

Rio Branco-AC x ASA-AL

16 de agosto – 16 horas

América-MG x Brasil-RS

Icasa-CE x Paysandu-PA

Caxias-RS x Guaratinguetá-SP