O Ceará fez valer o fator casa e derrotou o América-MG por 5 a 2, na noite desta terça-feira, na Arena Castelão, em Fortaleza, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Para isso, contou com mais uma atuação destacada do atacante Magno Alves e do meia Eduardo, que marcaram dois gols cada – Sandro fez o outro.

Com a vitória no confronto direto por uma vaga no G4, o Ceará permaneceu na terceira colocação, agora com 38 pontos, a apenas um do líder Joinville. Já o América-MG perdeu a chance de entrar no grupo dos quatro melhores do campeonato: está na sexta posição, com 33 pontos.

O primeiro tempo do jogo foi digno de quem está brigando pelo acesso à elite do futebol brasileiro. Tentando se reabilitar da derrota para o Oeste na rodada passada, o Ceará não demorou para abrir o placar. Logo aos oito minutos, Eduardo fez boa jogada pela esquerda, cortou para o meio e chutou de chapa para fazer um golaço.

O gol animou o Ceará, que se manteve no ataque e ampliou a vantagem. Após cruzamento na área aos 22 minutos, Bill ajeitou para o zagueiro Sandro mandar de voleio para o fundo das redes.

A festa durou pouco. O América-MG acordou, diminuindo dois minutos depois. Em lançamento na área, Adalberto subiu sozinho e cabeceou para as redes. Já aos 34, o clube mineiro deixou tudo igual em mais um lance de bola parada. Vitor Hugo aproveitou o cruzamento para fazer 2 a 2.

O quinto gol do jogo saiu ainda no primeiro tempo. Aos 37 minutos, a zaga do América-MG cortou mal e a bola ficou com Magno Alves, que chutou para recolocar o Ceará na frente.

No segundo tempo, Magno Alves voltou a ser decisivo. Aos 16 minutos, Bill chutou, a bola bateu na trave e voltou nos pés de Eduardo, que cruzou para o companheiro fazer 4 a 2.

Magno Alves estava com fome de gol e por pouco não fez o terceiro logo em seguida. O atacante tentou, mas Gilson chegou a tempo de afastar o perigo. Aos 26 minutos, porém, não teve jeito. Eduardo foi para mais uma jogada individual, passou como quis pela defesa adversária e chutou para o fundo das redes, ampliando para 5 a 2.

O América-MG ainda criou forças para diminuir, mas, quando não parava nas mãos do goleiro Luis Carlos, que fez duas defesas milagrosas, ficava na trave. Aos 32 minutos, Renan Oliveira cruzou e, na sobra do goleiro, Obina, com o gol escancarado, mandou no poste.

Na próxima rodada da Série B, o Ceará enfrenta o Náutico nesta sexta-feira, enquanto o América-MG pega o Boa no sábado.

FICHA TÉCNICA:

CEARÁ 5 X 2 AMÉRICA-MG

CEARÁ – Luis Carlos; Samuel Xavier, Sandro (Helder Santos), Diego Ivo (Amaral) e Vicente; João Marcos, Ricardinho, Eduardo (Marcos Vinícius) e Souza; Magno Alves e Bill. Técnico: Sérgio Soares.

AMÉRICA-MG – Fernando Leal; Júnior Lemos, Adalberto, Vitor Hugo e Gilson; Leandro Guerreiro, Andrei Girotto (Mancini), Pablo e Renan Oliveira (Bruninho); Willians (Ricardinho) e Obina. Técnico: Moacir Júnior.

GOLS – Eduardo, aos oito, Sandro, aos 23, Adalberto, aos 24, Vitor Hugo, aos 34, e Magno Alves, aos 37 minutos do primeiro tempo; Magno Alves, aos 17, e Eduardo, aos 26 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Jailson Macedo Freitas (BA).

CARTÕES AMARELOS – Gilson (América-MG); Sandro e Bill(Ceará).

RENDA – R$ 67.214,00.

PÚBLICO – 7.249 pagantes.

LOCAL – Arena Castelão, em Fortaleza (CE).