Um multidão calculada em 100 mil pessoas se reuniu nesta terça-feira em Belgrado para receber os jogadores da seleção iugoslava de basquete, campeão mundial nos Estados Unidos. A equipe – que conquistou no domingo o seu quinto título mundial a vencer a Argentina por 84 a 77 em Indianápolis (EUA)  – desembarcou hoje em Belgrado em clima de muita festa. A chegada foi transmitida ao vivo pela TV e os jogadores foram recepcionados por autoridades no Palácio Municipal da cidade.

O desembarque dos campeões mundiais no aeroporto de Belgrado atrasou até mesmo a viagem do presidente iugoslavo Vojislav Kostunica a Nova York, onde participa da 57ª Assembléia Geral da ONU. Kostunica fez questão de esperar a delegação para que pudesse falar com os jogadores.  

A euforia que tomou conta do país, no entanto, acabou gerando um triste saldo negativo. No dia da final, quatro pessoas morreram do coração e 66 torcedores foram presos por vandalismo. Muitos deles depredaram lojas, automóveis e equipamentos públicos no centro da capital. (AE-ANSA)