Depois da performance fantástica no Mundial de Esportes Aquáticos de Roma, no fim de julho, Cesar Cielo quer descansar. Por isso, ele anunciou nesta terça-feira que não irá disputar o Troféu José Finkel, uma das principais competições da natação brasileira, que acontece entre os dias 1º e 6 de setembro, em Florianópolis.

No Mundial de Roma, Cesar Cielo conquistou duas medalhas de ouro, nos 50 e 100 metros livre, tornando-se o maior velocista da natação na atualidade – na Olimpíada de Pequim, no ano passado, ele já tinha sido ouro nos 50 metros livre e bronze nos 100 metros livre. Mas acredita que ainda não é o momento de voltar a competir.

“Não consigo me concentrar na natação nesse momento e não queria competir no José Finkel apenas para marcar ponto”, disse Cesar Cielo, ao justificar o pedido de dispensa ao Pinheiros, clube que ele defende. “Fiz uma temporada bem pesada para o Mundial de Roma. Sinto que preciso um tempo para descansar, ficar em casa sem fazer nada.”

Assim, a volta de Cesar Cielo às competições ficou para a segunda etapa da Copa do Mundo de Natação, que acontece entre os dias 23 e 25 de outubro, no Rio. Por enquanto, ele concilia treinos leves no próprio Pinheiros – apenas para “ficar em forma” – com compromissos fora das piscinas, como é o caso da busca por patrocínio.

Cesar Cielo, inclusive, já definiu que deve voltar a treinar em Auburn, nos Estados Unidos, a partir de janeiro. Assim, retomando a parceria de sucesso com o técnico australiano Brett Hawke, ele espera estar bem preparado para seu próximo grande desafio: a disputa do Torneio Pan-Pacífico, em agosto de 2010, nos EUA.