O brasileiro César Cielo confirmou o favoritismo e conquistou na noite desta quinta-feira sua primeira medalha de ouro no ano. Ele venceu os 50 metros livre no Grand Prix de Austin, nos Estados Unidos, em sua estreia na temporada.

Recordista mundial da distância, Cielo completou o trajeto em 22s13, ainda distante dos 20s91 registrados no passado, quando era permitido a utilização dos supermaiôs. Os trajes tecnológicos foram proibidos pela Federação Internacional a partir deste ano.

A medalha de prata ficou com o americano Garrett Weber-Gale, que marcou com 22s24. Ele havia levado a melhor nas eliminatórias, disputada em jardas, com 19s30, contra 19s43 do brasileiro. “Falei que eu virava o jogo! 22″1? Poderia ter sido um pouco melhor, mas foi um bom tempo”, comentou Cielo, após a vitória.

O bronze ficou com o também americano Matthew Grevers, com 22s77. O brasileiro Nicholas dos Santos, companheiro de treinos de Cielo em Auburn, venceu a final B, com o tempo de 23s00.

Cielo voltará às piscinas na sexta-feira, mas só disputará as eliminatórias dos 100 metros costas, em jardas. A participação atípica nesta prova faz parte de um acordo com seu técnico, Brett Hawke. Ele exigiu que o brasileiro participasse de uma prova por dia para ganhar ritmo de competição.

Assim, Cielo só buscará uma nova medalha no sábado, quando competirá nos 100 metros livre, com eliminatórias em jardas no período da manhã. Cielo também detêm o recorde mundial da prova: 46s91, registrado em 2009.