O Chelsea voltou a perder para o Basel nesta terça-feira, assim como já tinha acontecido na primeira rodada do Grupo E da Liga dos Campeões da Europa. Mas, mesmo com a derrota por 1 a 0 na Suíça, o time inglês conseguiu garantir a sua classificação antecipada para as oitavas de final da competição.

Apesar da nova derrota, o Chelsea ainda lidera o Grupo E com nove pontos. A segunda posição agora é do Basel, que chegou a oito. Enquanto isso, o Schalke ficou no 0 a 0 com o já eliminado Steaua Bucareste, também nesta terça-feira, na Romênia, e aparece na terceira colocação da chave, com sete pontos.

Como a última rodada tem um confronto entre Schalke e Basel, no dia 11 de dezembro, na Alemanha, apenas um dos dois poderá ultrapassar o Chelsea, o que já garante uma das duas vagas do grupo ao clube inglês, que ainda enfrentará o lanterna Steaua Bucareste na mesma data, em Londres.

Mas, mesmo com a classificação assegurada, o Chelsea decepcionou nesta terça-feira. O time inglês já tinha perdido em casa para o Basel na estreia da Liga dos Campeões, por 2 a 1, no dia 18 de setembro. E voltou a ser derrotado pelo adversário suíço, dessa vez ao levar de 1 a 0 na Basileia.

O goleiro Petr Cech foi um dos destaques do jogo no Estádio St Jakob-Park, mas não conseguiu evitar o gol do egípcio Mohamed Salah, já aos 42 minutos do segundo tempo, que deu a vitória ao Basel. Assim, o time suíço jogará pelo empate com o Schalke, na última rodada, para ir às oitavas de final.

O técnico português José Mourinho escalou os brasileiros Ramires, Willian e Oscar – David Luiz não jogou por estar contundido -, mas o Chelsea não conseguiu evitar a derrota. Agora, o time londrino vai para a última rodada precisando de uma vitória para garantir a primeira posição do grupo.