Campinas – A Série B do Campeonato Brasileiro em 2005 já está quase definida. Faltando apenas uma rodada para o término da primeira fase, cinco times já estão classificados (faltam mais três) e apenas dois estão rebaixados para a Série C de 2006 (faltam outros quatro).

Rebaixamento

Dois clubes estão rebaixados para a Série C: Caxias e Criciúma. Nove times lutam para fugir do descenso, que condenará mais quatro participantes. A situação mais delicada envolve dois clubes tradicionais e que devem decidir um rebaixado no confronto direto: Paulista x Bahia. Ambos têm 25 pontos e vão se enfrentar em Jundiaí, com o time paulista precisando da vitória. Um empate rebaixa o atual campeão da Copa do Brasil, que está em desvantagem no número de vitórias em relação a seus concorrentes: tem seis, contra sete dos outros. O empate, talvez, salve o Bahia, que se garante na Série B se vencer o jogo.

Outro confronto que vai decidir um rebaixado envolve Anapolina (24 pontos) contra o União Barbarense (23), em Anápolis (GO). Situação ruim é do Gama (25) que vai enfrentar o Sport (27), em Recife. Os outros times ameaçados estão com 26 pontos, mas só dependem se suas próprias forças. O Ceará recebe o Vila Nova, enquanto o Vitória recepciona a já classificada Portuguesa. Missão perigosa é a do CRB, que enfrentará o rebaixado Criciúma, em Santa Catarina.

A última rodada

A 21.ª rodada terá 11 jogos e, curiosamente, três jogos vão decidir os novos classificados, cinco definirão os outros quatro rebaixados e três não terão importância, porque envolverão clubes já classificados ou sem chances de cair.