Clodoaldo Silva foi o atleta escolhido para carregar a bandeira brasileira na cerimônia de abertura dos Jogos Parapan-Americanos do Rio. O nadador entrou na Arena Olímpica de Jacarepaguá ovacionado pelos torcedores à frente da delegação composta por 349 pessoas – 231 atletas.

Ao som de Brasileirinho, Clodoaldo, que já foi eleito o melhor atleta do mundo, entrou sentado em uma cadeira de rodas, enquanto seus companheiros de natação fecharam o desfile do Brasil com muita festa. Ao final do desfile, os atletas cadeirantes ficaram posicionados na quadra da Arena Olímpica, enquanto os atletas ambulantes foram alocados nas arquibancadas intermediárias.

O público na Arena Olímpica não passou de 3 mil pessoas. Os torcedores que ganharam convite do Comitê Organizador (CO-RIO), dos governos Federal, Estadual e Municipal, não compareceram.

Vaias

As vaias da cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos, no Maracanã, se repetiram na festa do Parapan. Desta vez, os alvos foram o prefeito carioca, Cesar Maia, e o ministro do Esporte, Orlando Silva, anunciado como o representante do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O público só poupou o governador do Estado, Sérgio Cabral.