Em confronto equilibrado, Sérvia e Croácia empataram por 1 a 1, nesta sexta-feira, no primeiro dia de disputas das quartas de final do Grupo Mundial da Copa Davis. Atual número dois do mundo, Novak Djokovic abriu vantagem para os sérvios na abertura, mas Marin Cilic empatou o duelo ao vencer o segundo jogo, na sequência.

Em clima tenso, na cidade croata de Split, Djokovic derrotou Ivan Ljubicic por 3 sets a 0, com parciais de 7/6 (7/3), 6/4 e 6/1. A partida foi marcada por gritos e vaias contra os jogadores rivais, principalmente durante a execução do hino da Sérvia.

“Nós já esperávamos uma atmosfera tensa aqui, mas eu lamento que alguns torcedores tenham se comportado dessa forma no início da partida”, comentou Djokovic, ao fim do jogo. “Mas no decorrer do jogo as coisas ficaram mais tranquilas, provavelmente porque eu estava vencendo”.

Ljubicic, amigo de Djokovic, também lamentou as vaias da torcida. “Eles afetaram a minha concentração assim como a dele”, reclamou o tenista local, que registrou 62 erros não forçados, contra apenas 25 do adversário.

Na sequência da partida, Marin Cilic, número 13 do mundo, superou Viktor Troicki, por 6/4, 7/5 e 6/2, e deixou tudo igual na disputa. O terceiro jogo, da série melhor-de-cinco, será realizado neste sábado. A dupla formada por Ivan Dodig e Antonio Veic vai duelar com Janko Tipsarevic e Nenad Zimonjic.

No domingo, última dia de disputas, Cilic enfrentará Djokovic, enquanto Ljubicic jogará com Troicki. O vencedor do confronto vai encarar na semifinal Chile ou República Checa.