Em um jogo recheado de faltas, chances desperdiçadas e cartões, o Náutico aproveitou a vantagem de ter um jogador a mais em campo e, com um gol no último minuto de jogo, derrotou o Grêmio por 1 a 0 no estádio dos Aflitos, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O zagueiro Ronaldo Alves fez o único gol da partida.

Com esse resultado, o time pernambucano conseguiu sua segunda vitória seguida e subiu para a décima posição, com sete pontos. Já o time do Rio Grande do Sul caiu para a quinta colocação, com nove pontos.

Na próxima rodada do torneio, o Náutico visita o Atlético-MG no estádio Independência, em Belo Horizonte, no próximo sábado, às 21h. Já o Grêmio recebe o Flamengo no próximo domingo, às 16h, no estádio Olímpico, em Porto Alegre.

Antes, o time dirigido por Vanderlei Luxemburgo enfrenta na próxima quarta, às 21h50, o Palmeiras no segundo jogo das semifinais da Copa do Brasil, na Arena Barueri, precisando de uma vitória por dois gols de diferença -desde que marque três vezes, já que perdeu a primeira partida por 2 a 0 em Porto Alegre.

O jogo

Na primeira etapa, o Náutico começou pressionando e criando as melhores chances -aos 2min, Auremir tentou o cruzamento e a bola foi cortada pela zaga do Grêmio. No rebote, Martinez chutou rasteiro e Victor caiu para fazer a defesa.

A resposta do Grêmio veio aos 9min, em cobrança de falta, quando Edílson mandou uma bomba que acertou a trave de Felipe antes de ir pela linha de fundo.

Aos 20min, nova chance dos visitantes -em cobrança de escanteio, Marco Antônio cobrou rente à trave e Felipe espalmou para a escanteio.

O Náutico continuou pressionando e teve sua melhor chance no primeiro tempo aos 32min -Auremir lançou Rhayner pela direita, que avançou para a linha de fundo e tentou o cruzamento, mas o atacante pegou mal e mandou a bola pela linha de fundo.

Aos 39min, em nova cobrança de falta do Grêmio, Léo Gago mandou um torpedo e a bola voou por cima da trave de Felipe.

No segundo tempo, a primeira chance de gol foi da equipe visitante -Marcelo Moreno recebeu ótimo passe e, mesmo pressionado pelos zagueiros Gustavo e Ronaldo Alves, conseguiu uma boa finalização, mas a bola desviou em Gustavo e bateu na trave antes de ir pela linha de fundo.

Depois, o Náutico passou a pressionar em busca do gol da vitória. Aos 18min, em ataque dos pernambucanos, Martinez deu passe excelente para Araújo, em posição legal, que tentou completar antes de ser bloqueado pela defesa do Grêmio.

Três minutos depois, em cobrança de falta, Breitner lançou a bola na área e Léo Gago afastou -no rebote, Auremir tentou de muito longe, mas a bola subiu pela linha de fundo.

Aos 33min, a última chance do Grêmio -Marco Antônio fez boa cobrança de falta e Felipe se esticou completamente para espalmar a bola e mandá-la para escanteio.

No minuto seguinte, a equipe do Rio Grande do Sul perdeu o zagueiro Douglas Grolli, que recebeu o segundo cartão amarelo após carrinho em Araújo -Grolli havia substituído o colega Werley, contudido.

Depois disso, o Náutico passou a jogar completamente no ataque, tentando tirar o zero do placar, mas esbarrando na forte marcação do Grêmio. Isso, até os 47min do segundo tempo.

Em cobrança de escanteio, Breitner recebe a bola e lança para a área. Ronaldo Alves sobe mais do que todo mundo e manda de cabeça para o fundo do gol e abrir o placar, fazendo o único tento da partida. Um minuto depois, o juiz apitou o fim da partida.