Os Jogos da Commonwealth, já bastante abalados por causa dos problemas de organização do evento na Índia, perderam nesta terça-feira uma de suas principais atrações. Com uma lesão nas costas, a sul-africana Caster Semenya, atual campeã mundial dos 800 metros no atletismo, anunciou que não disputará a competição que começa no dia 3 de outubro.

Exames realizados nesta terça-feira, em Johannesburgo, confirmaram a lesão de Semenya, mas a gravidade do caso e o tempo de recuperação não foram revelados pelos médicos. “Caster tem sofrido com dores nas costas há algum tempo”, explicou o presidente do Comitê Olímpico da África do Sul, Tubby Reddy, ao anunciar a ausência da atleta em Nova Délhi.

Semenya virou uma das maiores estrelas do atletismo ao conquistar a medalha de ouro nos 800 metros no Mundial do ano passado, quando tinha apenas 18 anos. Depois disso, viveu uma grande polêmica, quando passou por testes médicos para comprovar que é realmente mulher. Assim, ficou 11 meses afastada das competições, voltando somente em julho.

Ela, inclusive, apontava os Jogos da Commonwealth como sua prioridade neste ano. Mas Semenya não poderá disputar a competição que reúne os países da Comunidade Britânica. Assim, a edição deste ano, que acontecerá na Índia, sofre mais um revés, depois dos diversos problemas na organização que ameaçam até mesmo a realização do evento.