Com um ponto extra, diante de sua torcida e de bem com a vida. Apesar da pressão natural pela conquista de uma vaga na elite do futebol estadual, esse é o clima do Foz do Iguaçu para receber o São José, hoje, às 15h45, pela estreia na fase decisiva da Divisão de Acesso do Paranaense 2010.

Para jogadores e direção, um tratamento não peculiar em disputas de Segundona é o que fortalece o time da fronteira. “Cobrança tem em todo lugar. Mas aqui a diretoria nos fornece um conforto similar ao que se recebe nos times da capital. Desde os ônibus, local de treinamento e hospedagem, é tudo de primeira. Além disso, o pagamento está sempre em dia”, disse o goleiro Cleberson, um dos destaques do Foz na Divisão de Acesso.

A possibilidade de viver com esposa e filha na cidade onde joga é outra questão primordial para que o goleiro se diga feliz no Foz do Iguaçu. “No ano passado, quando joguei no Rio Verde de Goiás, a família teve que ficar com parentes no interior do Paraná. Era uma situação complicada. Passei muitos momentos de preocupação. Isso influi dentro de campo”, explicou Cleberson, sobre uma das regalias oferecidas pelo clube: solteiros vivem em alojamento, enquanto os casados têm o aluguel de casa pago pela diretoria.

Nas horas de lazer, o clube chega a organizar passeios turísticos com os jogadores. “Faz alguns dias, fomos de bote nas Cataratas do Iguaçu. Foi uma sensação única para o grupo”, contou Cleberson. Para o diretor financeiro do Foz, Arif Osman, a luta por recursos para valorização dos atletas é o grande trunfo do clube, que foi rebaixado para a Segundona em 2009. “Passo a passo, queremos voltar para a Primeira Divisão. Esse é o objetivo que repassamos ao elenco. Em estrutura, não falta nada pra eles. O mínimo que deve ocorrer é a dedicação. Está dando resultado”, concluiu. Completando a 1.ª rodada, a Portuguesa Londrinense recebe o Roma Apucarana (o outro time beneficiado com ponto extra na tabela) neste domingo, às 15h30, no estádio do Café. Amanhã, às 20h10, o Sport Campo Mourão enfrenta o Arapongas, no Estádio Roberto Brzezinski.