A equipe de basquete sobre cadeira de rodas do MM/Apedef/SER enfrenta no próximo sábado, em Ponta Grossa, o Fênix, de Curitiba, atual campeão estadual. O jogo faz parte da preparação dos pontagrossenses para o Campeonato Paranaense deste ano.

Os dois times ficaram entre os três melhores da edição de 2009, e vêem disputando torneios importantes nesta temporada. A partida está programada para acontecer as 15h30, no Ginásio Osni Vilaca Mongruel, do Colégio Sepam.

O histórico de confrontos entre os dois times é completamente favorável aos curitibanos, com quatro vitórias em quatro jogos. Porém, esta mesma estatística mostra também, uma evolução acentuada do MM/Apedef/SER.

Em maio de 2009, quando jogaram pela primeira vez, a diferença em favor do Fênix foi de 90 pontos. Na última partida amistosa em que fizeram a distância entre os dois times caiu apenas para 12 pontos.

Os curitibanos, além de serem os atuais campeões do Estado, conquistaram recentemente em Brusque (SC), no torneio sul-brasileiro, a vaga para disputar a segunda divisão do campeonato brasileiro.

Já o representante de Ponta Grossa. que ficou com o terceiro lugar no estadual de 2009, é visto pelos especialistas da modalidade como uma das grandes promessas do basquete cadeirante do sul do país para os próximos anos.

Conforme o técnico Ben Hur Chiconato é inegável a ascensão da equipe. “Os resultados mostram que estamos diminuindo a diferença em relação as maiores forças da região sul do Brasil”, afirma o treinador, que diz contar com ótima estrutura para desenvolver a modalidade.

“Apesar do pouco tempo de atividade, já conquistamos o respeito das melhores equipes da região. Temos o Ginásio do Deficiente, da Prefeitura de Ponta Grossa, como centro de treinamento, e o Grupo MM/Mercado Móveis, que nos fornece a estrutura financeira para a aquisição de materiais e disputas de campeonatos”, explica Bem Hur.

No MM/Apedef/SER a dúvida para o jogo de sábado é o ala/pivô Vinícius da Luz, que sofreu uma cirurgia na boca, e depende de liberação médica para atuar. Com isso, o time deve começar com Noel, Douglas, Diuki, Edson e Igor. O técnico Bem Hur terá ainda a disposição Sidão, Alexandre, Vitor, Marquinhos e Claudião.

Novos equipamentos

O jogo servirá também, para que o empresário Márcio Pauliki, superintendente do Grupo MM/Mercado Móveis, faça a entrega oficial dos novos uniformes e de oito cadeiras adaptadas, adquiridas recentemente.

Este material se soma a fez outras cadeiras, fornecidas ao time em 2008, quando foi lançado o patrocínio ao basquete cadeirante da Apdef Associação Paranaense de Esportes para Deficientes Físicos.