O ciclista espanhol Alberto Contador confirmou neste domingo a conquista do seu título da Volta da França ao terminar sem problemas junto ao pelotão a última etapa da prova. Agora, ele é tricampeão da principal competição do ciclismo, já que também faturou a disputa em 2007 e 2009.

Na classificação geral, Contador terminou com uma vantagem de 39 segundos sobre o luxemburguês Andy Schleck. O russo Denis Menchov ficou na terceira colocação. A última etapa, que foi completada em Paris, foi vencida pelo inglês Mark Cavendish, com o tempo de 2h42min21. A disputa se iniciou em Longjumeau, com um percurso de 102,5 quilômetros.

A última etapa da Volta da França começou atrasada por conta de Lance Armstrong. O ciclista norte-americano vestia uma camiseta de sua fundação de combate ao câncer e os organizadores pediram para que ele a trocasse, na sua última participação na prova que venceu sete vezes.

Tradicionalmente, a etapa final da prova não tem ultrapassagens e, assim, a definição da conquista do terceiro título de Contador aconteceu no sábado. O espanhol, que não venceu nenhuma das 20 etapas, iniciou a disputa com uma vantagem de 8 segundos para Schleck e a ampliou a sua liderança para 39 segundos, garantindo a sua conquista.