O Brasil está nas quartas de final! Com a melhor atuação na Copa do Mundo até aqui, a seleção brasileira até começou o jogo levando sustos, mas se acertou em campo e derrotou o México por 2×0, nesta segunda-feira (2), em Samara, e segue vivo na Copa do Mundo. Os gols foram marcados por Neymar e Firmino.

Agora, os comandados de Tite voltam a campo na próxima sexta-feira (6), para enfrentar o vencedor de Bélgica x Japão, que acontece nesta segunda-feira, às 15h.

Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

O Brasil começou o jogo sofrendo. Ao contrário do que se esperava, o México não jogou na defensiva e foi para cima. Dominou os primeiros 20 minutos, tendo mais posse de bola, chegando ao campo ofensivo e acuando a seleção brasileira, que não conseguia sequer acionar o seu ataque.

Duelo com o México foi equilibrado, principalmente no primeiro tempo. Foto: Jonathan Campos
Duelo com o México foi equilibrado, principalmente no primeiro tempo. Foto: Jonathan Campos

Porém, logo depois o ímpeto mexicano foi diminuindo e o duelo ficou mais equilibrado, com o Brasil mudando o posicionamento até melhorando ofensivamente e criando boas chances, mas Neymar e Gabriel Jesus pararam no goleiro Ochoa, que fez duas grandes defesas.

Na primeira etapa o confronto, na verdade, foi mais tático. Osorio escalou o México da mesma maneira que Tite posicionou a seleção. Com isso, era necessário ter espaços no meio-campo. E isso quem conseguiu foram os mexicanos, embora no final os brasileiros estavam mais no ataque.

Mesmo assim, no segundo tempo o México voltou mais ofensivo, com Layun no lugar de Rafa Marquez. A ideia era acuar mais o Brasil, que aproveitou justamente o espaço no meio-campo para abrir o placar logo aos cinco minutos, quando Neymar tocou de calcanhar pra Willian, que invadiu a área e cruzou rasteiro para o próprio Neymar, com o gol aberto, empurrar para as redes.

Confira como está o mata-mata da Copa do Mundo

Gol que serviu para soltar a seleção brasileira. Atrás no placar, os mexicanos foram ainda mais para cima e aí deram toda a liberdade para o Brasil, que passou a pressionar e criar ainda mais chances. Em uma delas, aos 14, Paulinho recebeu na área e chutou, mas Ochoa fez a defesa. Aos 18, foi a vez de Willian parar nas mãos do goleiro.

Nos minutos finais, o México passou a fazer faltas duras, na tentativa de minar o Brasil, que ainda tinha mais posse de bola e não sofria sustos, encaminhando de forma tranquila a vitória em Samara, que foi garantida aos 43, quando Neymar avançou pela esquerda e bateu cruzado, com Firmino, que havia acabado de entrar, só ter o trabalho de chutar para o fundo do gol e confirmar o triunfo por 2×0.

FICHA TÉCNICA

COPA DO MUNDO
Quartas de final – Jogo único

BRASIL 2×0 MÉXICO

Brasil
Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Filipe Luís; Casemiro, Paulinho (Fernandinho, 34 do 2º), Philippe Coutinho, Willian (Marquinhos, 45 do 2º) e Neymar; Gabriel Jesus (Firmino, 40 do 2º).
Técnico: Tite

México
Ochoa; Álvarez (Jonathan dos Santos, 10 do 2º), Ayala, Rafa Marquez (Layun, intervalo), Salcedo e Gallardo; Guardado, Hector Herrera, Lozano e Carlos Vela; Chicharito (Jimenez, 14 do 2º).
Técnico: Juan Carlos Osorio

Local: Arena Samara (Samara-RUS)
Árbitro: Gianluca Rochi (ITA)
Assistentes: Elenito Di Liberatore (ITA) e Mauro Tonolini (ITA)
Gols: Neymar, 5, Firmino, 43 do 2º
Cartões amarelos: Filipe Luis, Casemiro (BRA); Álvarez, Hector Herrera, Salcido, Guardado (MEX)