A diretoria da Copa da Primeira Liga anunciou nesta terça-feira (28) que a competição, que envolve equipes do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais, não será realizada neste ano. Na edição de 2017, o Ceará também participou do torneio como convidado.

A decisão foi tomada em comum acordo entre entidade e clubes que estiveram envolvidos nas disputas de 2016 e 2017. No ano passado, o título da disputa ficou com o Londrina, que bateu o Atlético-MG na decisão. Em 2016, o Fluminense levou o título e o Atlético foi vice-campeão.

No mesmo comunicado, a entidade garante que o trabalho para dar continuidade às disputas continua, mas com foco na viabilização de um torneio forte e estruturado a partir do próximo ano. Na última semana, reuniões com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e com a Rede Globo foram realizadas com o objetivo de alinhavar detalhes para um torneio no início da temporada 2019, com quatro a sete datas e com término até março, quando ocorrem também as decisões estaduais.