Convocados pelo técnico João Zwetsch para enfrentar a Índia, Thomaz Bellucci, Ricardo Melo, Marcelo Melo e Bruno Soares estão em baixa no piso rápido, superfície escolhida pelos donos da casa para o confronto pela Copa Davis, entre os dias 17 e 19 de setembro, em Chennai. Ainda assim, os brasileiros se disseram confiantes durante a apresentação oficial da equipe.

Principal jogador brasileiro, Bellucci caiu na estreia do Masters 1000 do Canadá e do ATP 250 de New Haven. No Masters 1000 de Cincinnati e no Aberto dos Estados Unidos, parou na segunda rodada. Atual 28.º do mundo, ele perdeu para o eslovaco Lukas Lacko, então 72.º da lista, e para o sul-africano Kevin Anderson, 77.º do planeta.

Especialista no piso rápido, Ricardo Mello conquistou o título do Challenger de Salvador em agosto, mas teve vida curta nos dois últimos torneios da ATP que disputou no piso rápido, já que parou na segunda rodada do Aberto dos Estados Unidos e caiu no primeiro jogo da chave principal do Masters 1000 de Miami.

O duplista Marcelo Melo também vem penando nas quadras duras. Com Bellucci, ele caiu na estreia dos Masters 1000 do Canadá e Cincinnati. Ao lado do parceiro Bruno Soares, perdeu no primeiro jogo do ATP 500 de Washington e do ATP 250 de New Haven. No Aberto dos Estados Unidos, a dupla se recuperou e saiu na terceira rodada.