Foto: Valquir Aureliano

A força física de Gustavo pode dar ao centroavante coxa uma vaga na equipe titular.

Um gol salvador que valeu uma pulga atrás da orelha do técnico René Simões. Para o atacante Gustavo, que usou a cabeça para marcar e garantir a vitória do Coritiba contra o Brasiliense, o mais importante é ajudar a equipe, mas a condição de titular pode vir diante do Ceará. De acordo com o treinador, o confronto contra o alvinegro de Fortaleza vai exigir muita força física do time e o ?Papa? garante que está preparado para encarar o desafio. Além dele, o Alviverde deverá ter outras novidades para a partidas das 16h de sábado, no Castelão.

?Todos têm chance de serem titulares. O legal é tirar do banco, quase como uma surpresa. Correr o risco, como com o Caíco e ele responder. Isso é que é legal. O Caíco deu uma demonstração para os mais novos. Todos devem estar preparados?, compara. Recado dado, recado aceito pelo atacante. ?Não estou preocupado com isso, eu estou procurando trabalhar e conquistar o meu espaço aqui no Coritiba. Mas é aquele negócio, se for para jogar 45 ou 90 minutos, vou entrar com a mesma vontade?, avisa Gustavo.

Mesmo assim, ele não esconde a felicidade com o apoio e a vibração da torcida com o gol e a atuação contra o Jacaré. ?Foi muito bom, agradeço o apoio da torcida não só comigo mas com meus companheiros também e acho que toda a equipe está de parabéns. O primeiro tempo não foi muito bom, mas mudamos a atitude da equipe no segundo e conseguimos reverter o resultado?, avalia. Para ele, o time já está conseguindo assimilar a filosofia de René e tem tudo para melhorar. ?Ele tem passado muitas coisas produtivas para a gente. Estamos no bom caminho?, destaca.

Por enquanto, René não adianta nada. Ele tem Henrique Dias, Keirrison e Gustavo em bons momentos e vai escolher dois entre eles. No restante da equipe, os problemas são as lesões do lateral-esquerdo Douglas Silva e do meia Marlos. ?O Douglas teve um entorse do tornozelo e ainda está com o local inchado e bastante dolorido. Vamos aguardar um pouco mais para saber se ele terá condições. Já o Marlos será submetido a um exame e, dependendo do resultado, vamos ver se liberamos ou não?, informa o médico Bráulio Moreira Jr.

Se Douglas não puder atuar, Dinei deverá ser o substituto já que Fabinho está suspenso e Carlão na seleção sub-20. Na meia, a situação é melhor porque Pedro Ken volta de suspensão e poderá ocupar a vaga de Marlos. Hoje, o elenco trabalha em dois períodos e amanhã faz um coletivo no Couto Pereira.

Concentração quinta e só volta pra casa no dia 29

Foto: Valquir Aureliano
René Simões prepara a equipe para ?um aturar o outro?, pois serão oito dias ?grudados?.

Os dois dias de folga consecutivos após a vitória sobre o Brasiliense não foram nenhum prêmio para os jogadores do Coritiba. E sim uma folga antecipada. Isso mesmo. Na quinta-feira, a delegação alviverde entra em regime de concentração para só ser liberada no dia 29, após a partida contra o Fortaleza. Numa minimaratona cruzando os céus do País, o Coxa vai até o Ceará pegar o time homônimo no sábado, depois embarca para Ipatinga, via Belo Horizonte, onde enfrenta o time local, para voltar a Curitiba e se concentrar para a partida contra o tricolor cearense.

?Depois do jogo do Ipatinga, vamos direto para a concentração, jogamos contra o Fortaleza e aí eles vão em casa. Já avisei para os jogadores?, diz o técnico René Simões. Com tantos dias juntos, o treinador já prepara a equipe para ?um aturar o outro?. ?Tem uma hora que cansa e tudo isso tem que ter um trabalho na medida, na mão certa. Como conheço o grupo há pouco tempo, exijo de mim um esforço maior para que as coisas corram ao agrado de todos?, ameniza.

Apesar da partida ser apenas no sábado, o time já embarca na quinta-feira para evitar os transtornos comuns que acontecem nos aeroportos. De acordo com o coordenador de futebol, João Carlos Vialle, até as rotas foram escolhidas a dedo para o time não ficar preso em algum canto e chegar em cima da hora. Em compensação, os jogadores estão recebendo tratamento vip e ficando nos melhores hotéis colocados à disposição do Coritiba.