O Atletiba de domingo pode ter o seu maior público desde 2009. Ontem pela manhã, o Coritiba iniciou a venda dos ingressos no estádio Couto Pereira e a procura foi grande, com os torcedores fazendo filas gigantescas, prometendo casa cheia na final.

Desta forma, a expectativa é que os 34 mil ingressos disponibilizados para a finalíssima do Campeonato Paranaense estejam praticamente todos ocupados. Caso isso se confirme, será um público próximo daquele de 25 de outubro de 2009, quando 34.694 pessoas lotaram o Couto para acompanhar a vitória do Coxa por 3 x 2 sobre o Furacão, pelo Campeonato Brasileiro. De lá pra cá, as duas equipes se enfrentaram mais nove vezes, mas não conseguiram levar sequer 30 mil torcedores nestes confrontos.

Porém, apesar da tendência de lotação máxima, os números são muito aquém dos recordes do principal clássico do Estado. Uma queda que se deve muito à “redução” da capacidade dos estádios, por causa de reformas e de obrigatoriedades impostas pelo Estatuto do Torcedor e pelo Código de Defesa do Consumidor.

Dos dez maiores públicos da história do Atletiba, nove foram no Couto Pereira. A exceção foi em 1998. Na decisão do Paranaense daquele ano, 44.475 torcedores estiveram no Pinheirão. Mas a ocupação máxima aconteceu na final do Estadual de 1978, quando 55.164 pessoas foram ao então Belford Duarte. Em 1990, também pelo Paranaense, 52.028 torcedores estiveram no estádio, sendo as duas únicas vezes que o clássico passou da casa dos 50 mil espectadores.

Neste século, o ano de 2000 foi o que mais movimentou os torcedores. Na ocasião, 39.800 pessoas estiveram no Couto e outras 27.645 na Arena da Baixada – recorde do estádio em Atletibas. Ambos os jogos foram pela decisão do Estadual. Depois disso, a média foi muito baixa, chegando a ter públicos inferiores a 15 mil – como os 6.221 e 8.460 torcedores nos dois clássicos disputados na Vila Capanema este ano.

Ingressos

Ontem, segundo o Coritiba, pelo menos 4 mil ingressos foram vendidos. Além disso, a procura na central de atendimento para se associar ou regularizar a situação com o clube também foi intensa. Estima-se que o Alviverde tenha hoje 24 mil sócios adimplentes. Hoje,a venda segue das 10h às 19h nas bilheterias do estádio.

Veja na galeria de fotos a fila no Couto Pereira.