A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu nesta quinta-feira (5) as datas dos jogos das finais do Campeonato Brasileiro sub-20, que serão disputadas por Coritiba e Cruzeiro. E por ter a melhor campanha geral, o Coxa irá decidir o título em casa.

O primeiro confronto está marcado para a próxima quinta-feira (12), às 16h, na Arena dos Calçados, em Nova Serrana, enquanto o compromisso de volta será no dia 19, às 16h, no Couto Pereira. Na decisão, os gols fora de casa são critérios de desempate. Caso os dois jogos tenha o mesmo placar, a final será definida nos pênaltis.

Um título será decidido por dois times que chegaram à final tendo que resolver a situação fora de casa. Ambos terminaram na segunda colocação em seus grupos na segunda fase e no primeiro jogo da semifinal, em casa, ficaram no 0x0, contra São Paulo e Cruzeiro, respectivamente. O que não quer dizer que as campanhas foram ruins.

Com nove gols. Mosquito é o artilheiro da competição. Foto: Divulgação/Coritiba
Com nove gols. Mosquito é o artilheiro da competição. Foto: Divulgação/Coritiba

Em 12 jogos no torneio, o Alviverde somou sete vitórias, três empates e só duas derrotas. Já a Raposa teve cinco vitórias, cinco empates e duas derrotas. Além dessa vantagem que o fez disputar o segundo jogo no Couto, o Coritiba também tem uma experiência maior, uma vez que no ano passado chegou às semifinais da competição e desta vez passou de fase.

“Nós temos um grupo que participou no ano passado desta competição e que está no Coritiba há muito tempo, tendo a experiência de já ter disputado outras competições importantes desde as categorias menores. A gente não tem esse histórico no Brasileiro, então foi um trabalho que tem mérito total dos atletas, que se dedicaram dentro dos jogos, que nos escutaram e fizeram tudo aquilo que nós pedimos”, afirmou o técnico Sandro Forner, em entrevista ao site oficial do Verdão.

Outro ponto forte da equipe coxa-branca é o ataque, que marcou 20 gols na competição, sendo nove deles do atacante Gustavo Mosquito, artilheiro do Campeonato Brasileiro sub-20.