O Coritiba pode garantir neste domingo (20), às 19h30, diante do Flamengo, no Maracanã, matematicamente a sua permanência na Série A do Campeonato Brasileiro do ano que vem. Apesar de ter apenas 1% de chances de ser rebaixado à segunda divisão segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Verdão, para escapar de vez da degola, além de empatar ou vencer o rubro-negro carioca, no Rio de Janeiro, terá que torcer para que ou Internacional ou Vitória não vençam seus compromissos contra Corinthians e Figueirense, respectivamente.

O alívio para o Verdão na competição nacional veio depois da vitória por 1×0 sobre o Santa Cruz, no último meio de semana, no Couto Pereira. Apesar de estar com a situação praticamente definida no Brasileirão, o time alviverde vai buscar garantir de vez sua permanência neste duelo diante do Flamengo.

“Sabemos que jogar contra o Santa Cruz ou outra equipe que esteja na parte de baixo é diferente do que jogar contra times que lutam pelo título. Mas também sabemos da qualidade do nosso elenco, do nosso time e temos ciência que temos condições de ir lá e trazer os três pontos para selar de vez nossa permanência na Série A”, apontou o atacante Leandro.

Titular e peça importante do Coxa nas últimas partidas, o volante Amaral deixa a matemática e a calculadora de lado e prefere focar jogo a jogo para garantir de vez o Verdão na primeira divisão. O jogador destacou ainda a briga da equipe alviverde por uma das vagas na Copa Sul-Americana de 2017.

“Não procuro fazer não (contas) e sim pensar jogo a jogo. Não sou bom de matemática e acaba desconcentrando um pouco olhar a tabela. Temos que pensar no objetivo da gente, na Sul-Americana, que foi importante para o clube, que neste ano acabou fazendo história. Vamos pensar jogo a jogo, em um objetivo maior e na possibilidade de conseguir a vaga na Sul-Americana. É algo que a gente pode conseguir”, emendou.

Para enfrentar o Flamengo, a tendência é de que o técnico Paulo César Carpegiani repita o time que venceu o Santa Cruz, no Couto Pereira, na última quarta-feira. Porém, no treinamento de sexta-feira (18) à tarde, o meia Juan foi poupado e virou dúvida para a partida. Se o jogador não reunir condições de encarar a equipe da Gávea, os meias Yan Sasse e Bernardo são os favoritos para a vaga.

O restante da equipe deve ser a mesma que atuou diante dos pernambucanos. Porém, se optar por uma equipe mais defensiva, o zagueiro Nery Bareiro deve entrar na zaga e Juninho poderá jogar improvisado na lateral-esquerda. Com isso, Carlinhos deixaria o time titular coxa-branca.

Ficha técnica

SÉRIE A
2º Turno – 36ª Rodada

Flamengo x Coritiba

Flamengo
Alex Muralha; Pará, Alejandro Donatti, Juan e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Diego; Everton, Leandro Damião e Guerrero.
Técnico: Zé Ricardo

Coritiba
Wilson, César Benítez, Walisson Maia, Juninho (Nery Bareiro) e Carlinhos (Juninho); Amaral, Juan (Yan) e Raphael Veiga; Leandro, Kazim e Kleber.
Técnico: Paulo César Carpegiani

Local: Maracanã (Rio de Janeiro-RJ)
Horário: 19h30
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Pablo Almeida da Costa (MG)