Acabou o mistério. Após um mês de indefinição, a torcida do Coritiba conheceu ontem o treinador que comandará o time alviverde no ano do centenário. Ivo Wortmann está de volta ao Alto da Glória após sete anos. Desta vez, com a missão de fazer 2009 ser lembrado não só pela data histórica, mas por títulos e conquistas dentro de campo.

O anúncio oficial foi feito pelo Coxa no início da tarde. Porém, o acordo já estava selado desde a noite de segunda-feira, como adiantou a edição de ontem do Paraná-Online.

Faltava apenas a liberação do Juventude, de Caxias do Sul (RS), clube que contava com Wortmann para a próxima temporada. Ele será apresentado às 11h de hoje, no Couto Pereira.

Ao longo da semana passada, Wortmann afirmava que iria cumprir o acordo verbal que tinha com o time gaúcho. Mas a possibilidade de treinar uma equipe da Série A do Brasileiro, com vaga na Copa Sul-Americana, e a proposta salarial do Coxa falaram mais alto. Ontem, o treinador se reuniu com a direção do Juventude e foi liberado do compromisso.

Como não havia contrato assinado entre Wortmann e o Juventude, o Cori não terá que pagar qualquer compensação financeira. Porém, não está descartada a possibilidade de o Coxa ceder alguns atletas por empréstimo ao time de Caxias.

Ainda no interior gaúcho, o novo comandante alviverde contou à imprensa local como foram as negociações. “Tinha um compromisso de palavra e a única opção de saída seria um consenso entre os clubes. A direção do Juventude foi sensível à situação, à proposta que o Coritiba me fez e me liberou. Estou me desligando de um clube que marcou muito a minha carreira, mas também estou retornando a um clube que tem um significado dentro de minha trajetória”, revela.

O projeto do Coxa para o centenário deixou Wortmann empolgado. “Sinto-me muito orgulhoso pela lembrança nesse momento especial do clube. Isso dá oportunidade para todos os profissionais marcarem sua presença na história do Coritiba. Pretendo fazer igual, ou melhor, ao trabalho anterior, brigando por todos os títulos”, afirma.

Tabelinha

Junto com o treinador virá o auxiliar técnico Marcelo Mabília. Ex-jogador, ele defendeu o Coritiba em 2001, quando foi comandado pelo próprio Ivo Wortmann. Com as chuteiras penduradas desde 2004, Mabília já treinou o Mogi Mirim e os juniores do São Caetano.

Trabalho

A temporada 2009 só começa no dia 25 de janeiro, quando o Coxa estréia no Campeonato Paranaense. Mas Wortmann pega no batente imediatamente, auxiliando o clube na montagem do elenco.

“Agora começaremos a montar o time para 2009, já que é fundamental contarmos com a indicação de reforços por parte do treinador”, diz o presidente Jair Cirino dos Santos.

Em conversa com o Paraná-Online, Cirino comemorou o acerto com Wortmann. “É um técnico à altura da grandeza do Coritiba. Já mostrou sua competência aqui e tem experiência em grandes clubes. Agora, ele volta a comandar um dos maiores do País”, conclui.