Ponto forte na disputa da Série B, o desempenho do Coritiba como mandante é o melhor dentre os clubes das primeira e segunda divisões do futebol nacional este ano. Com seis vitórias e um empate em sete partidas, o Coxa tem 90% de aproveitamento nas partidas realizadas no Couto Pereira e vai colocar à prova o bom momento que vive neste sábado (21), diante do São Bento, às 16h30, no Alto da Glória.

O Alviverde é o único time da segunda divisão que ainda não foi derrotado dentro de casa. O Fortaleza, por exemplo, líder isolado da competição nacional, já perdeu duas vezes no Castelão e tem atualmente 75% de rendimento jogando dentro de casa. Guarani, com 62%, e CSA e Atlético-GO, ambos com 58%, encabelam a lista dos times com melhores campanhas em casa na Segundona.

No duelo deste sábado, o Coritiba terá que conseguir manter sua eficiência dentro de casa. O time coxa-branca, que caiu para a nona posição depois de perder para o Guarani, fora de casa, no início da semana passada, pode colar novamente no G4 em caso de vitória sobre a equipe do interior paulista.

Confira a classificação completa da Série B

Essa eficiência como mandante, na verdade, é o que sustenta a briga do Verdão pelo acesso, principalmente porque o time não venceu ainda como visitante. O Coxa, inclusive, tem o segundo pior aproveitamento fora de casa, com apenas 16% de rendimento, ficando atrás apenas do Brasil de Pelotas, que somou apenas 14% dos pontos disputados.

Na Série A

Na primeira divisão, somente Internacional e São Paulo não perderam como mandantes. Os dois times têm, até agora, o melhor rendimento caseiro da Série A. Ambos conseguiram, em seis partidas, quatro vitórias e dois empates, totalizando 77%.

Na Série C

O Coritiba só não tem o melhor rendimento das três divisões do Campeonato Brasileiro porque o Atlético-AC venceu as sete partidas que disputou como mandante até agora na Série C. Não à toa, a equipe acreana ocupa a liderança isolada do Grupo A. O Operário, primeiro colocado do Grupo B, tem campanha similar à do Coxa quando atua em casa. O Fantasma, em sete jogos realizados em Ponta Grossa, venceu seis, empatou um e tem aproveitamento de 90%.