Em 3.º lugar na Série B, o Coritiba finalmente sai do banho-maria da intertemporada e começa a entrar em ritmo de competição. A volta oficial será somente no dia 13 de julho, contra o Bragantino, mas o Torneio de Florianópolis fará o Alviverde matar a saudade do clima de Série A – maior objetivo do clube no ano. Afinal, o Coxa, que embarca hoje à tarde para Santa Catarina, irá enfrentar Grêmio (amanhã), Avaí (sábado) e Vasco (segunda-feira).

Dentro do planejamento da comissão técnica, cada partida terá uma função específica na montagem da equipe. “Contra o Grêmio, vamos usar aquela equipe que vinha trabalhando, por que a nossa preparação não é para enfrentar o Bragantino, e sim usar essa parada para enfrentar uma sequência de campeonato. Então, contra o Grêmio, vamos usar quem vinha jogando, inclusive os suspensos”, avisa o técnico Ney Franco.

Para as demais partidas, a formação será alterada. “Para o segundo jogo, diante do Avaí, vamos fazer uma avaliação dos dois jogos amistosos (Tigrão e Grêmio) para definir a equipe. Por fim, a equipe que enfrentar o Vasco, na última rodada do torneio, será a que vai enfrentar o Bragantino na volta da Série B”, informa o treinador.

A preocupação em fazer a alternância de jogadores deve às baixas que o Coritiba terá no seu primeiro jogo na fase pós-Copa da Série B. O meia Rafinha, os volantes Leandro Donizete e Marcos Paulo e o lateral-esquerdo Triguinho estão suspensos, enquanto o atacante Ariel foi embora. Em compensação, o zagueiro Pereira, o meia Renatinho e o atacante Marcos Aurélio estão de volta, após recuperação física.

Mesmo assim, após as partidas na capital catarinense, Ney ainda observará a equipe em mais um teste. “Temos um jogo-treino no nosso CT ou no Couto Pereira, com adversário a ser definido, e aí sim será a equipe que enfrentará o Bragantino”, finaliza Ney.

Antes do embarque, o elenco trabalha no CT da Graciosa, hoje cedo, e o treinador já deverá definir o time para a estreia no torneio amistoso contra o Grêmio. Em seguida, a delegação embarca e ficará hospedada no Costão do Santinho. Os jogos do torneio de Florianópolis terão transmissão pelo canal fechado SporTV.