A missão do Coritiba hoje, às 18h30, frente ao Fluminense, no remodelado Maracanã, não será das mais fáceis. Sem vencer há três partidas, o Alviverde tem pela frente um jogo de seis pontos, e precisa voltar a somar para se manter no grupo dos 10 primeiros colocados. Atualmente é o 8.º, com 30 pontos, e, dependendo dos resultados, pode despencar para o 13.º lugar.

Sem contar com Alex – poupado -, a única dúvida para o compromisso passa justamente em saber quem será seu substituto. Lincoln é dúvida, e caso não reúna condições de jogo o jovem Dudu pode iniciar como titular. ‘É um jogo daqueles chamados de seis pontos e não podemos perder senão ficamos numa situação complicada na tabela. A gente fazendo um bom jogo contra o Fluminense, trazendo um bom resultado, a confiança aumenta muito’, analisa o volante Gil.

A partida de hoje à noite ganha mais importância pelo atual momento vivido pelo Coritiba. Sem ter feito o dever de casa nas duas rodadas anteriores, onde a equipe não passou de empates por 2 x 2 contra Bahia e Goiás, o Alviverde se vê obrigado a reencontrar o caminhos das vitórias. O problema é que, como visitante, o time saiu com os três pontos apenas uma vez neste Brasileiro. Foi no 1 x 0 contra o Grêmio, pela 12.ª rodada.

Ciente de que o momento é crítico, o técnico Marquinhos Santos prega uma postura inteligente para surpreender o Fluminense. ‘Pontos perdidos em casa devem ser recuperados fora, esse é o pensamento. Vamos para o jogo contra o Fluminense procurando trabalhar estrategicamente, assim como as equipes que vêm nos enfrentar no Couto. Temos que ser inteligentes pra executar essa mesma formação e procurar, dentro dessa possibilidade, conquistar os três pontos’, afirma o treinador.

No último treino antes do embarque para o Rio, ontem pela manhã no Couto, Marquinhos Santos praticamente definiu o time. A linha defensiva é a mesma que atuou diante do Goiás, com Vanderlei, Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico e Escudero.

Na contenção Willian, com uma entorse no tornozelo direito, desfalca o time pelas próximas duas partidas. Com isso, Gil será improvisado como 1.º volante, e o argentino Bottinelli ganha nova chance. Poupado para a partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, terça-feira, contra o Itagüi da Colômbia, Alex deverá ser substituído por Lincoln ou o jovem Dudu Figueiredo. Robinho completa a meia-cancha, com Vitor Júnior retornando ao time depois de cumprir suspensão automática pelo terceiro amarelo. A função de homem-gol será de Jânio.