Com a calculadora em mãos e de olho na pontuação, o Coritiba também se atenta aos critérios de desempate para não amargar o rebaixamento neste Brasileiro. Com somente um resultado positivo nos últimos 10 jogos, o Alviverde soma 8 vitórias em toda a competição, número abaixo, inclusive, ao registrado pelo Criciúma, time que abre a ZR e venceu 9 vezes. O Coxa precisa de 4 vitórias nos últimos 9 jogos para alcançar os 46 pontos e deixar de fazer contas. Por isso, amanhã à tarde no Couto Pereira, não existe outro resultado para a equipe se não uma vitória, mesmo que diante do líder Cruzeiro.

Os números do Coritiba neste Campeonato Brasileiro, reflexo da irregular campanha, o deixam em desvantagem em relação aos seus adversários diretos contra o rebaixamento, no que diz respeito aos critérios de desempate. Com 20% de aproveitamento nos últimos 10 jogos, o time conquistou somente 6 dos 30 pontos disputados. O mais recente triunfo foi sobre o Santos (1 x 0), 10 dias atrás.

Entre os 10 clubes que estão no rebolo, e que por consequência seguem ameaçados pelo descenso, o Coritiba só ganha em número de vitórias do lanterna Náutico, que venceu 4 jogos. Portuguesa e São Paulo, que venceram seus últimos compromissos, deram um importante salto na tabela (11.º e 12.º colocados), alcançando 37 pontos e 10 vitórias. Bahia e Fluminense, que também estão à frente do Coxa na tabela, possuem 9 triunfos. Até o Criciúma, que com 32 pontos abre a zona de rebaixamento, já venceu 9 vezes. Já Corinthians, Vasco e Ponte Preta têm as mesmas 8 vitórias do Coxa.

Apesar de ser uma condição secundária, o número de vitórias num eventual desempate, principalmente num campeonato marcado pelo equilíbrio, é perfeitamente aceitável, e pode fazer a diferença negativamente ao Alviverde. Atentos, jogadores e comissão técnica pregam foco total no Cruzeiro. “A gente tem que ser realista, nosso ponto mais crítico é se livrar o mais rápido possível do rebaixamento. Não podemos mais lamentar. Temos que mostrar dentro de campo, conseguir os três pontos de qualquer maneira. Nosso futebol tem crescido nas últimas partidas. E quando a vitória vir, principalmente contra um Cruzeiro, levanta o moral. Então vamos pra cima do Cruzeiro”, garante o volante Willian.