O duelo entre Coritiba e Vitória, na próxima segunda-feira (28), às 20h, no Couto Pereira, mais do que definir os rumos do Campeonato Brasileiro no que diz respeito ao rebaixamento, está mexendo com o torcedor alviverde, apesar do clube não correr mais risco de queda à Série B do ano que vem. O Internacional, afundado na zona de rebaixamento, depende de um tropeço do time baiano no Alto da Glória para manter viva a chance de permanecer na elite do futebol nacional.

Porém, depois que o Verdão escapou matematicamente do risco de rebaixamento, há muitos pedidos nas redes sociais dos próprios torcedores alviverdes para que o Coritiba entregue o jogo para o Vitória para dificultar de vez a vida do colorado gaúcho. Isto porque, nesta temporada, Coxa e Internacional se envolveram em algumas polêmicas que não foram esquecidas pelo torcedor coxa-branca.

A primeira delas aconteceu no decorrer do Brasileirão, quando o Internacional tirou o lateral-direito Ceará do Coxa e, quando foi concluir a negociação, acabou desistindo de levar o experiente jogador para reforçar seu elenco para a sequência da competição nacional. A diretoria alviverde não aceitou a devolução e cobrou R$ 1 milhão do colorado gaúcho.

O Internacional, porém, decidiu permanecer com Ceará para a continuidade do Brasileirão, mas não pagou o Coritiba. Os gaúchos falaram para o Coxa entrar na Justiça para reaver seus direitos, mas na semana passada, pela necessidade que o Verdão tire pontos do Vitória, procurou a cúpula alviverde e fará o pagamento – com juros – de aproximadamente R$ 1,2 milhão.

Apesar deste acerto tardio, outra polêmica envolve os dois clubes. No duelo realizado em Porto Alegre, que terminou com vitória colorada, o atacante Valdívia admitiu que se jogou no lance da penalidade marcada pelo árbitro goiano André Luiz de Freitas Castro. Esse fato acabou piorando o clima entre os dois clubes.

Por isso, nas redes sociais, alguns torcedores, apesar do Coritiba ainda buscar uma das vagas na Copa Sul-Americana do ano que vem, pedem que o time entregue o jogo para o Vitória. Alheio as polêmicas, os alviverdes reforçaram que o Coxa vai entrar em campo diante do rubro-negro baiano em busca dos três pontos para se aproximar da área de classificação da competição internacional.

O lateral-direito Dodô admitiu que recebeu mensagens de torcedores do Internacional e do Vitória em sua conta pessoal em uma rede social. O jogador, no entanto, garantiu que o Verdão está focado em conquistar a vaga na Sul-Americana. “Eu nem estava sabendo, mas depois que os jogadores começaram a falar que o Inter precisa que o Vitória perca para a gente. Mas a gente vai com vontade e com espírito de ganhar mais três pontos. Os dois últimos jogos podem dar a vaga para a gente na Sul-Americana. A gente vai entrar para buscar a vitória”, apontou.

Yan, natural de Porto Alegre, contou que era torcedor do Grêmio quando era criança e que recebeu muitas mensagens de amigos da sua cidade natal. “Por eu ser de Porto Alegre, recebi muitas mensagens de amigos e falei que vou fazer meu trabalho, fazer meu papel. Alguns pedem para entregar”, acrescentou o jovem armador coxa-branca. “Isso é coisa da torcida. A gente vai fazer nosso papel, jogar para buscar a vitória. A gente quer a classificação para a Sul-Americana, o resto que acontecer vai acontecer”, arrematou o meia.