Passada a frustração pela derrota no Atletiba e perda da vaga na Copa Libertadores da América, o Coritiba acelera nas renovações de contrato e freia nas contratações de reforços. Se no elenco atual as definições vão tomando forma como as permanências de Edson Bastos, Jéci, Pereira e Willian Leandro, o clube já pensa até em deixar para trazer jogadores somente com a próxima temporada em andamento. Sem precisar de muita gente e sem grandes perdas, o Alviverde deve esperar o mercado esfriar para fazer as quatro acertos planejados. A vinda de Lincoln esbarra no salário.

“O elenco vai voltar inteiro, intacto, a base já está montada. Temos que fazer algumas contratações, mas muito pontuais”, avisa Ernesto Pedroso Júnior, diretor de futebol do Coxa. O pensamento dele vem em função do planejamento, que quer manter a maior parte dos jogadores atuais. Por isso, alguns contratos já estão sendo renovados. “O Edson Bastos fica, o Jéci, o Pereira também permanecerão conosco”, informa o dirigente.

O clube ainda conversa com outros atletas como o meia Davi e o volante Gil, que devem permanecer.

Outros atletas já revelaram que permanecem como o zagueiro Demerson e o meia Willian Leandro. “Eu assinei um aditivo no meu contrato e fico até o fim de 2012. Estou feliz por ter renovado, gosto muito daqui e quero trabalhar forte na pré-temporada para ter mais chances no ano que vem”, disse Willian Leandro. Já o atacante Bill e o lateral-direito Maranhão estavam emprestados por Corinthians e Santos e não ficam.

Enquanto isso, as contratações ainda devem demorar. Um dos mais cotados, o meia Lincoln ainda depende de um acordo salarial. “Não é novidade que houve interesse, mas o clube está considerando o salário alto para os nossos padrões”, justifica Pedroso. Por isso, o clube pode postergar as contratações que projeta fazer de no máximo quatros atletas. “Podemos começar o Paranaense com os jogadores que temos”, diz o dirigente. Vale lembrar que o atacante Marcel já foi contratado pelo clube e só falta o registro.

Por outro lado, atletas que estavam emprestados devem ser novamente colocados no mercado para um novo ciclo de maturação. Entre eles estão o zagueiro Dirceu e o volante Marcos Paulo, que retornam do Avaí e os meias Renatinho (Ponte Preta) e Thiago Real (Joinville).