Com quase um terço da Série B do Campeonato Brasileiro disputada, o Coritiba, em busca do seu retorno à primeira divisão do ano que vem, já começa a visualizar quem serão seus concorrentes pelo acesso. Com a décima primeira rodada em disputa, ainda não há um pelotão de frente definido na classificação da segundona, mas o time alviverde, no entanto, já sabe que Fortaleza, Figueirense, CSA e Avaí, por ora, serão seus principais concorrentes na corrida pelo G4.

Isso porque esses quatro times, além de estarem dentro do G4 da Série B, foram regulares até agora. Tanto nos números, quanto nas atuações. O Coritiba, porém, ainda não conseguiu deslanchar. Não apresentou um futebol vistoso e capaz de convencer seu torcedor que vai lutar pelo acesso à primeira divisão, especialmente nas partidas realizadas longe do Couto Pereira.

O Coritiba, na verdade, ainda não venceu como visitante. Não consegue ser nem de perto o time competitivo que é nas partidas realizadas em Curitiba. Não à toa, como mandante, tem 100% de aproveitamento até agora. Por conta dessa campanha ruim nos jogos fora do Couto Pereira, o Coxa tem, segundo o site Chance de Gol, apenas 15% de probabilidade de estar na primeira divisão do ano que vem.

Apesar de a competição nacional se aproximar do primeiro terço somente agora, o Fortaleza já provou até agora que é um dos fortes candidatos a conquistar o acesso. Com 23 pontos em dez partidas realizadas, o time comandado pelo técnico Rogério Ceni tem 94% de chances de voltar a jogar a elite do futebol nacional no ano que vem.

O Figueirense, que não iniciou bem, mas vem em ascensão na Série B, tem 80% de chances de acesso. Outro catarinense segue bem cotado para voltar à primeira divisão. O Avaí, que trocou de treinador recentemente e venceu o Coritiba na semana passada, tem probabilidade de jogar a Série A no ano que vem de 60%.

O São Bento, por exemplo, que ocupa a sexta posição e ainda pode ultrapassar o Coritiba na rodada, tem probabilidade de terminar a segundona no G4 de 43%. Percentual maior que o do CSA. O time alagoano, sensação no começo do torneio, vem despencando na tabela e hoje tem chance de acesso de 27%.

Confira a tabela e a classificação da Série B!

Números e probabilidades a parte, a Série B do Campeonato Brasileiro ainda está bem equilibrada. Atualmente, duas vitórias seguidas podem deixar qualquer clube sonhando com o acesso. O time coxa-branca, por exemplo, depois de conquistar apenas um ponto nos dois jogos que fez fora de casa contra Avaí e Juventude, caiu da 3ª para a 5ª colocação. E pode despencar ainda mais na tabela e terminar a rodada até na 8ª posição.

O equilíbrio é tão grande na segundona que o Sampaio Corrêa, 12º colocado, tem apenas quatro pontos a menos que o Coritiba, que está na 5ª posição, mas que tem a mesma pontuação do Avaí, primeiro integrante do G4 do torneio. Prova que, na sequência da Série B, o time coxa-branca não pode passar mais de duas rodadas sem vencer uma partida para seguir lutando no pelotão de frente da competição nacional.