Se o retrospecto não é favorável, o Coritiba se apega à sua campanha na Série B 2010 para dar o penúltimo passo em direção ao acesso. Precisando de mais 4 pontos para subir, e sem poder desperdiçar gordura na reta final da competição, o Alviverde encara o São Caetano hoje, às 17h, com o objetivo de abreviar sua meta no ano.

Para isso, terá de romper com o tabu de nunca ter vencido o adversário no ABC paulista. Em sete duelos, foram três empates e quatro derrotas. Para acabar com essa sina, o Coxa mantém a mesma formação tática e só troca Pereira por Lucas Mendes.

“Não estamos preocupados em quebrar tabu, mas sim em conquistar o título da competição. Daqui para frente temos que procurar vencer, independentemente do adversário que for. Esse tabu, acredito, vai ser quebrado ao natural e a gente tem a possibilidade real de voltar desses dois jogos fora de casa (São Caetano e Bahia) com o acesso garantido”, avisa o goleiro Edson Bastos.

Para ele, nessa hora não dá para escolher local nem adversário. “Nosso pensamento está em conquistar o título. A equipe que tem o objetivo de ser campeã tem que pontuar dentro e fora de casa”, completa.

O técnico Ney Franco mantém a mesma linha de raciocínio e lembra que o Coritiba já obteve resultados interessantes fora de casa. “Neste campeonato, a equipe conseguiu algumas vitórias importantes fora de casa. Foram resultados que nos ajudam a estar na liderança. Contra o São Caetano, o pensamento será o mesmo. Vamos esquecer essa questão de números e procurar apenas a vitória”, aponta o treinador.

O lateral-direito Fabinho Capixaba, que nos tempos de Palmeiras enfrentou o São Caetano várias vezes no Anacleto Campanella, dá a receita para vencer o adversário de hoje. “Eles crescem muito lá, por que jogam sem pressão da torcida. É preciso jogar com atenção desde o início do jogo”, alerta.

No time, nada de mistérios e somente uma alteração. O zagueiro Pereira, machucado, desfalca a equipe contra o Azulão e contra o Bahia. Quem entra é Lucas Mendes. No restante da formação, tudo igual.

Ontem, o time treinou pela manhã no gramado do Couto Pereira e logo após o almoço embarcou para São Caetano do Sul. Após a partida, a delegação permanece na cidade, dorme por lá mesmo, e amanhã já embarca para Salvador. Na terça-feira tem compromisso contra o Bahia, no Pituaçu. O retorno para Curitiba será somente na quarta-feira pela manhã.