Um primeiro tempo exemplar na marcação e uma segunda etapa desastrosa. Assim pode se resumir a atuação do Coritiba na derrota por 2×1 para o Palmeiras, neste sábado (24), no Allianz Parque, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Pretendendo segurar o líder da competição, o técnico Paulo César Carpegiani escalou o Coxa de uma forma mais defensiva. A ideia, nos 45 minutos iniciais deu certo. Os donos da casa ficaram no campo de ataque, mas sem levar perigo. Já na metade final, o time de Cuca mostrou porque está na briga pelo título e foi com tudo para cima, fez dois gols em 11 minutos – Leandro Pereira e Mina – e resolveu a situação. O Alviverde ainda descontou com Iago.

Resultado que manteve o Verdão com 33 pontos, em 13º, mas podendo terminar a rodada em 15º, dependendo dos resultados de Sport e Cruzeiro. Agora, o time volta as atenções para a Copa Sul-Americana, onde, na quarta-feira (28), encara o Belgrano na Argentina. Pelo Brasileirão, a equipe volta a campo na segunda-feira (3), contra o América-MG, no Couto Pereira.

Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

Jogando mais defensivo, o Coritiba chamou o Palmeiras para o ataque desde o começo. No primeiro tempo, a bola ficou quase o tempo todo no campo de defesa coxa-branca. Os donos da casa abusavam da velocidade pelos lado do campo e volta e meia chegavam perto da área de Wilson, que pouco trabalhou devido ao bom posicionamento da zaga.

Porém, o ataque do Coxa mal era acionado, tanto que não finalizou uma vez sequer. Iago ainda voltava para tentar iniciar a jogada, mas o meio-campo praticamente não tocava na bola, que só ia para o ataque nos chutões da defesa. O meio-campo palmeirense dominava o setor e criava as oportunidades, mas sempre esbarrando na marcação, o que gerava muito erros de passes e pouca efetividade.

Chance de gol mesmo apenas aos 46 minutos, quando Gabriel Jesus escapou pela esquerda e saiu na cara de Wilson, que fechou o ângulo e fez boa defesa.

O segundo tempo começou mais animado e com dois minutos o Palmeiras teve duas grandes chances de marcar. Primeiro com Gabriel Jesus, que acertou o travessão. Depois, Leandro Pereira cabeceou para fora.

Mas, na terceira, não desperdiçou. E ainda contou com uma grande ajuda de Wilson. Aos cinco, Dudu cobrou falta na área, a bola foi desviada e Leandro Pereira ganhou a dividida com o goleiro na pequena área para, de cabeça, mandar para o fundo das redes.

O gol empolgou os palmeirenses, que seguiam ofensivos, e deixou o Coritiba ansioso. Tanto que não demorou muito para os donos da casa aumentarem a vantagem. Aos 11, Roger Guedes recebeu pela direita, invadiu a área e, na saída de Wilson, rolou na pequena área. Mina chegou completamente sozinho e só tocou para fazer 2×0.

Foi somente a partir daí que o Coxa resolveu se soltar um pouco mais em campo, mas sem muita produtividade. A equipe até tentava atacar mais, mas rapidamente o Palmeiras roubava a bola e puxava o contra-ataque. Aos 24, Gabriel Jesus cabeceou e Wilson salvou.

Na única vez que o Coritiba chegou bem ao ataque, contou com a sorte. Aos 30, Evandro foi lançado e dividiu com a defesa na grande área. A bola voltou e Iago, de fora da área, tocou por cima de todo mundo, diminuindo a desvantagem. Mas o time não teve forças para reagir e o placar acabou ficando no 2×1.

FICHA TÉCNICA

SÉRIE A
2º Turno – 27ª Rodada

Palmeiras 2×1 Coritiba

Palmeiras
Jailson; Jean, Mina, Vitor Hugo e Egídio; Tchê Tchê e Moisés; Erik (Leandro Pereira, intervalo), Roger Guedes (Thiago Santos, 23 do 2º), Dudu (Rafael Marques, 37 do 2º) e Gabriel Jesus.
Técnico: Cuca

Coritiba
Wilson; Walisson Maia, Nery Bareiro, Juninho e Juan; Edinho (Alan Santos, 34 do 2º), João Paulo e Cesar González (Evandro, 7 do 2º); Iago, Yan Sasse (Felipe Amorim, 7 do 2º) e Kazim.
Técnico: Paulo César Carpegiani

Local: Allianz Parque (São Paulo-SP)
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Flavio Gomes Barroca (RN) e Vinicius Melo de Lima (RN)
Gols: Leandro Pereira, 5, Mina, 11, Iago, 30 do 2º
Cartões amarelos: Dudu (PAL); Iago, Nery Bareiro, Edinho (COR)
Público pagante: 30.902
Renda: R$ 2.202.282,00