Um bom time não se faz só de 11 jogadores. A frase no meio do futebol é batida, mas representa bem o atual momento do Coritiba. A retomada da boa fase do time na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro tem colocado alguns pontos de interrogação na cabeça do técnico Umberto Louzer. Com o retorno de alguns jogadores que estavam machucados, o treinador ganha mais opções para colocar o Verdão em campo para o duelo contra o Figueirense, neste sábado (10), às 16h30, no Estádio Couto Pereira.

O técnico Umberto Louzer tem um grupo de mais de 30 atletas nas mãos, mas sabe que tem pelo menos metade que realmente pode contar. O treinador sempre deixou claro que não tem cadeira cativa no time coxa-branca e, por isso, a disputa pela titularidade da equipe está sempre aberta.

+ Leia mais: Krüger vai virar nome de rua ou praça da capital paranaense

A boa fase vivida pelo Coritiba na segunda divisão se deve muito à melhora do rendimento de alguns jogadores. Atletas que vinham sendo bastante cobrados, mas que deram a resposta esperada quando o comandante perdeu peças importantes. Quem entrou deu conta do recado e, por isso, o Coxa tem um grupo mais encorpado para a sequência da competição nacional.

Nem mesmo a meta do Coritiba conta com um titular absoluta. As seguidas lesões do goleiro Wilson e a boa performance de Alex Muralha quando exigido abriu uma boa disputa entre os dois experientes arqueiros. Ainda no sistema defensivo, a diretoria busca a contratação de mais um zagueiro. Walisson Maia ganhou a posição, mas se machucou e ficará fora por pelo menos seis semanas. Assim, Rafael Lima, que chegou a ficar fora dos planos do clube no início do ano, pode ganhar uma sequência entre os titulares.

+ Veja ainda: Chapa de oposição lança candidatura no Coxa

O lateral-direito Diogo Mateus e o zagueiro Sabino apenas têm o status de titulares absolutos do Verdão. Na lateral-esquerda, William Matheus, que retornou de empréstimo do Guarani, vive um bom momento. Patrick Brey, recuperado de uma lesão no joelho, está pedindo passagem e deve acirrar a briga pela titularidade.

Matheus Sales vem se destacando na meia defensiva do Coxa. Foto: André Rodrigues
Matheus Sales vem se destacando na meia defensiva do Coxa. Foto: André Rodrigues

No meio de campo, Louzer tem na cabeça sua formação ideal. O volante Matheus Sales é unanimidade. Dependendo da formatação do time, o setor pode ser composto também por Giovanni e Juan Alano. O segundo, inclusive, vive seu melhor momento com a camisa alviverde, justamente jogando um pouco mais centralizado. Os jovens Vitor Carvalho e Luiz Henrique também estão sendo utilizados constantemente pelo treinador.

+ Também na Tribuna: Coritiba conhece as armas para o acesso

“No penúltimo jogo, o Umberto me colocou como segundo volante e é uma função que sempre fiz. Joguei no ano passado nessa função, aprendi bastante no Inter, quando estive lá. O Umberto me deu essa oportunidade contra o Botafogo e já tinha me dado no Paranaense. Eu vinha jogando na extrema, na ponta, e ele vinha me ajudando. Eu vinha ajudando da minha maneira e jogando como meia fiz os meus melhores jogos”, afirmou Juan Alano.

A boa fase de Juan Alano deu mais opções para o treinador. O meia Thiago Lopes também está pedindo passagem, mas vem atuando mais pelos lados do campo. Para a mesma posição, o treinador conta também com Robson e Rafinha, considerados os donos das posições no setor ofensivo do Coritiba.

+ Confira a classificação completa da Série B!
Mas a maior unanimidade do Coritiba atualmente é o atacante Rodrigão. O goleador coxa-branca é o artilheiro isolado da Série B com nove gols marcados e também é o líder de assistências do Verdão com quatro ao todo. O camisa 9 retorna no duelo contra o Figueirense e volta a ser a esperança de gols da equipe alviverde para buscar mais uma vitória e, assim, voltar ao G4 da Série B.

Diante desse quadro, o técnico Umberto Louzer, mesmo com a dificuldade em alguns momentos de repetir escalações, ganhou boas opções. Não à toa, o Coritiba, mesmo jogando desfalcado em algumas oportunidades, conseguiu manter seu rendimento e sustenta agora uma série de cinco jogos de invencibilidade na Série B do Campeonato Brasileiro.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre futebolentretenimentohoróscopo, nossos blogs exclusivos e os Caçadores de NotíciasVem com a gente!