A vitória por 1×0 sobre o Brasil de Pelotas, na noite de segunda-feira (8), comprovou a retomada da força do Coritiba no Couto Pereira. Fazia tempo que o time coxa-branca não conseguia emplacar três vitórias seguidas dentro de casa. A última vez que isso aconteceu foi justamente no início do Brasileirão do ano passado, quando nos seus três primeiros jogos como mandante, conseguiu três resultados positivos, contra Atlético-GO, Atlético e Palmeiras.

A realidade agora é outra. O Coxa luta, em 2018, para retornar à primeira divisão e sabe da importância de fazer bem o dever de casa. O técnico Eduardo Baptista afirmou que a equipe está em construção e que a boa performance depende de tempo.

“Como eu já disse, é um time que está em construção ainda. Temos coisas a ajustar, mas a gente fica feliz. É um time muito jovem, que oscila em momentos do jogo. Temos que trabalhar bastante isso. Na Série B, a performance é a longo prazo e a gente consegue manter a performance criando as situações. Criamos isso com o Guilherme Parede, com o Pablo, com o Rafhael Lucas. Começa a criar opções, ter variação para ter um time forte durante o ano todo”, apontou o treinador.

Neste ano, a melhor sequência dentro de casa do Alviverde aconteceu na reta final do Campeonato Paranaense, quando conseguiu vencer, na última rodada do segundo turno, o Cianorte e, na decisão do Estadual, passou pelo Atlético.

Em 2017, foi também no início do Brasileirão que o Coxa emplacou sua última melhor sequência mo Couto Pereira. Goleou o Atlético-GO por 4×1, e venceu o clássico Atletiba e o Palmeiras por 1×0. Na ocasião, estava lutando na parte de cima da classificação, mas não conseguiu manter esse rendimento e, por isso, acabou rebaixado à segunda divisão.

Aliás, o fraco desempenho diante da torcida culminou com a queda à segunda divisão. O Coritiba, em 19 jogos como mandante, conquistou apenas sete vitórias, cinco empates e sete derrotas, totalizando rendimento de 45%. A missão, neste ano, é manter o bom aproveitamento em casa. Certamente será o primeiro passo para o Verdão conseguir retornar à elite do futebol nacional.

Confira a classificação completa da Série B!

“Temos muito ainda a trabalhar. O time está se acertando e temos que melhorar muito. Temos que, agora, dar continuidade e seguir em busca das primeiras posições”, apontou o volante João Paulo. “Nossa meta é subir para a Série A novamente e é muito importante estar no G4 pela primeira vez”, finalizou o volante Vitor Carvalho.

O Coritiba, agora, precisa aumentar seu rendimento como visitante. Conseguiu, nos dois jogos que fez na Série B fora de casa, apenas um ponto. Perdeu para o Sampaio Corrêa e empatou diante do Oeste. Na próxima rodada, sábado (19), o Coxa vai a Varginha encarar o Boa Esporte.