A CBF divulgou ontem a tabela básica do Campeonato Brasileiro 2012. As datas e horários das partidas ainda não foram definidos, o que deve acontecer nos próximos dias, mas os confrontos já foram todos revelados.

O Coritiba fará sua estreia fora de casa, contra o Internacional, no Beira-Rio, no dia 19 ou 20 de maio. Já a primeira partida dentro do Couto Pereira será no dia 26 ou 27 de maio, contra o Botafogo. No 1.º turno, o Coxa disputará nove jogos diante da sua torcida, e outros dez como visitante. No 2.º turno, a situação se inverte.

Assim como em 2011, a última rodada será marcada por clássicos regionais, cujo objetivo é evitar qualquer combinação de resultados, ou uma facilidade para o adversário, na tentativa de prejudicar um rival que brigue pelo título. Como o Atlético acabou rebaixado no ano passado, e o Paraná não subiu, o Coritiba é o único representante paranaense na elite do futebol brasileiro. Desta forma, fará um clássico sulista na 38.ª rodada, contra o Figueirense, único time de Santa Catarina na Série A. Além dos dois, outros clubes que não contam com rivais do mesmo estado são Atlético-GO e Bahia, que também vão se enfrentar na última rodada.

A competição terá início no dia 19 de maio e vai até o dia 2 de dezembro. A disputa seguirá os mesmos moldes dos anos anteriores, com os 20 clubes se enfrentando em turno e returno e o campeão sendo aquele que conquistar mais pontos na soma geral.

A CBF promete divulgar a tabela da Série B na próxima semana.