O Coritiba está próximo de repatriar o atacante Henrique Almeida. Destaque do clube no Campeonato Brasileiro de 2015, quando fez gols importantes que ajudaram a tirar o Verdão do risco de rebaixamento à Segunda Divisão, o centroavante foi liberado pelo Grêmio e o acerto está próximo. O Coxa deve acertar um contrato de empréstimo por uma ano.

A diretoria coxa-branca encaminhou uma proposta ao tricolor gaúcho, mas com a grande temporada feita no Verdão em 2015 e com o bom contrato firmado com o Grêmio, Henrique Almeida atingiu outro patamar e a pedida salarial do jogador pode dificultar a negociação.

Em contato com dirigentes, a reportagem apurou que, de fato, há uma conversação com o time gaúcho para sacramentar o negócio e que, para superar a dificudade salarial, poderia haver uma contrapartida do Grêmio. A imprensa do Rio Grande do Sul afirma que o tricolor arcaria com parte dos vencimentos do atleta para que o centroavante, no Coxa, possa voltar a viver um grande momento. Nas redes sociais, o jogador postou uma foto com sua esposa e com passagens para Miami, nos Estados Unidos, já que está de férias, enquanto aguarda a resolução do seu futuro.

A boa fase de Henrique Almeida no Coritiba, em 2015, ajudou o Coxa na luta contra o rebaixamento. O centroavante, emprestado pelo Botafogo, marcou 12 gols em 20 jogos e, apesar de o Coritiba ter feito uma proposta de renovação de empréstimo ao time carioca, Henrique Almeida foi negociado e assinou um contrato de três anos com o Grêmio.

No tricolor gaúcho, porém, Henrique Almeida não conseguiu repetir suas grandes atuações e foi mero coadjuvante no bom ano da equipe, que fechou a temporada com a conquista do título da Copa do Brasil. Foram 33 jogos e apenas três gols marcados. Em setembro, contra o Atlético, pela Copa do Brasil, em Porto Alegre, o atleta fez sinais obscenos à torcida gremista, mas, mesmo com o pedido de desculpas, sua continuidade no clube do Rio Grande do Sul ficou pouco provável para a temporada de 2017.