Ao final dos primeiros dez dias de trabalho da pré-temporada que está sendo realizada em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, o técnico Paulo César Carpegiani já começou a esboçar o time que deve iniciar a disputa do Campeonato Paranaense de 2017, no final deste mês. O comandante, inclusive, poderá ver a equipe alviverde em ação nesta semana, já que dois jogos-treinos estão programados antes do retorno do elenco para Curitiba.

Apesar de o treinador já ter posicionado a equipe alviverde que começará o jogo-treino desta quarta-feira (18), diante do 3 de Febrero, no Paraguai, alguns jogadores considerados titulares não participaram dos trabalhos realizados no final de semana. Casos dos zagueiros Walisson Maia e Juninho, do volante Jonas e do atacante Rildo, que realizaram trabalhos específicos com a preparação física coxa-branca, mas não preocupam.

A principal novidade do time coxa-branca está na lateral-direita. Meia de origem, o jovem Thiago Lopes está sendo utilizado na posição e deverá iniciar a temporada como titular, principalmente com a ausência de Dodô, que está servindo a seleção brasileira Sub-20. Nos trabalhos realizados neste início de pré-temporada, os zagueiros Geovane e Werley atuaram na zaga, enquanto Carlinhos completou a linha defensiva como dono da lateral-esquerda.

Sem poder contar com Jonas, que segue aprimorando a parte física, Edinho foi testado entre os titulares e formou o setor de contenção ao lado de Alan Santos, que está totalmente recuperado de uma fissura sofrida no pé direito na reta final do Brasileirão do ano passado. Com isso, João Paulo, ao que tudo indica, terá que tentar recuperar seu lugar no time titular coxa-branca.

Na criação, setor carente ainda do elenco alviverde, o time já tem um novo dono. Matheus Galdezani, destaque do CRB na última Série B, foi o escolhido do técnico Paulo César Carpegiani nos dois trabalhos táticos realizados em Foz do Iguaçu neste final de semana.

Com isso, o comandante alviverde está repetindo o esquema tático utilizado no ano passado, com apenas um homem de criação e três atacantes. Na atividade de sábado, os escolhidos foram os atacantes Iago, Kléber e Rildo. Já no domingo, Rildo deu lugar para o colombiano Yilmar Filigrana, que está no clube desde o início do ano, mas que ainda não teve a sua contratação oficializada pela diretoria. Também para o setor ofensivo, Carpegiani deverá contar em breve com o atacante Neto Berola, que está em fase de readaptação e participou, inclusive, de parte dos treinamentos.

Quando voltar para Curitiba, o técnico Paulo César Carpegiani deverá ter uma ideia mais concreta do time que vai iniciar o Paranaense diante do Cianorte, dia 29, fora de casa. Nesta semana, além do jogo-treino contra o 3 de Febrero, no Paraguai, agendado para quarta-feira (18), o Verdão vai enfrentar, no sábado (21), o Minga Guazu, também do país vizinho, mas no estádio Pedro Basso, em Foz do Iguaçu. O outro jogo-treino que seria realizado também na quarta-feira contra o Foz foi cancelado pela comissão técnica alviverde.