Ainda com um dos piores ataques do Campeonato Brasileiro, com apenas 21 gols marcados, o Coritiba conseguiu, pelo menos nos últimos dois jogos, aumentar seu poder de fogo, nas vitórias sobre Flamengo e Atlético. Agora, fora da zona de rebaixamento e prestes a fazer um jogo de seis pontos diante do Cruzeiro, domingo, no Mineirão, o técnico Ney Franco perdeu quatro peças importantes do setor ofensivo.

Autor de gols importantes neste processo de recuperação do Coxa, o atacante Henrique Almeida, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, será a ausência mais sentida. O atacante Kléber, que sentiu uma lesão muscular na coxa no clássico, depois de completar quatro partidas seguidas, também não deverá enfrentar a Raposa.

O goleiro Wilson ressaltou a importância da dupla ofensiva não apenas para aumentar o poder de fogo do time, mas também na marcação desde o ataque. “Essa boa fase do sistema defensivo se deve a todo o grupo, que desde a frente, com o Henrique Almeida e o Kleber, que brigam muito, já iniciam a marcação. Ainda estamos em um momento complicado e contra o Cruzeiro será mais um jogo de vida ou morte”, apontou o arqueiro.
Além da dupla de ataque, Negueba também está suspenso, assim como o meia Lúcio Flávio, expulso no Atletiba e autor da assistência para o gol de Negueba que definiu o triunfo do Coxa diante do Furacão.

Assim, o técnico Ney Franco terá que remontar o sistema ofensivo para este importante compromisso na luta contra o rebaixamento. A tendência é de que o treinador desmanche a trinca ofensiva utilizada nas últimas partidas e arme a equipe com dois homens no setor de criação.

Com isso, o lateral-esquerdo Juan, que tem sido utilizado no meio, deverá formar o seto ‘r de criação ao lado de Thiago Galhardo. Uma das vagas no ataque deverá ser preenchida por Rafhael Lucas, que entrou no decorrer das últimas partidas e é também o artilheiro do Verdão na temporada. O seu companheiro, no entanto, deve ser definido somente no dia da partida. Se for levado em consideração as últimas partidas, Paulinho deve ganhar uma oportunidade entre os titulares. Os garotos Evandro e Guilherme Parede também correm por fora.

Wilson não quer clima de oba-oba na sequência

Apesar do alívio depois de conquistar duas vitórias importantes e sair da zona de rebaixamento, o Coritiba segue sob risco de voltar para a zona da degola. E é justamente por causa disso que o goleiro Wilson quer o time com os pés no chão e sem o clima de oba-oba. “É manter o foco e a concentração, e saber que o nosso momento ainda é complicado. Viemos de duas vitórias significativas, principalmente em um clássico. De fora, nesse momento são muitos elogios, algum oba-oba, mas entre nós o clima é de muita concentração. No futebol a coisa muda muito rápido. Há pouco tempo o time não tinha condições, não prestava, hoje são elogios, mas se deixarmos cair o nível, as cobranças voltam”, apontou ele.

O volante João Paulo engrossou o discurso e ressaltou que até o final do Brasileirão o Coxa terá onze finais. “Cada jogo é uma final. A gente estava brigando em baixo, estamos ainda e temos que sair disso. A gente quer deixar o Coritiba na primeira divisão e isso é muito importante”, acrescentou. 

Na 14ª colocação e um ponto apenas atrás do Fluminense, o Coritiba, se vencer o Cruzeiro, pode subir três posições. Para Wilson, do tricolor carioca para baixo todos estão na briga para escapar do rebaixamento. “O campeonato está muito equilibrado. Cada rodada muda muita coisa. Acredito que do Fluminense para baixo vai ser a briga e espero que a gente saia o quanto antes”, concluiu o camisa 84.

Nova Baixa

Além dos quatro desfalques do setor ofensivo, o técnico Ney Franco não poderá contar também com o volante Alan Santos para enfrentar o Cruzeiro. O jogador sentiu uma lesão no joelho após sofrer uma torção ,contra o Atlético no final de semana e não deverá reunir condições de jogo no domingo. Como Lúcio Flávio também está fora, o volante Cáceres deverá ganhar mais uma chance na equipe titular do Alviverde. 

Cartilha! Leia mais do Coxa na coluna do Massa!

Paraná Online no Facebook