Ainda em fase de montagem do seu elenco para a temporada de 2017, o Coritiba deve ter um time com características diferentes para as disputas do Campeonato Paranaense, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Com a saída de jogadores mais experientes, o time ainda não confirmou nenhuma contratação, mas os nomes especulados até o momento são de jogadores mais jovens e que podem buscar, no Verdão, uma projeção maior dentro do futebol.

A diretoria alviverde seguirá, em 2017, sem fazer loucuras e vai procurar reforçar seu elenco dentro das suas possibilidades financeiras. Estão na mira do clube o meia Matías Suarez, destaque do Belgrano na última Copa Sul-Americana, o atacante Yilmar Filigrana, de 26 anos, que atua no Deportes Quindio, da Colômbia, e o volante Jonas, ex-Flamengo, de 25 anos, que podem ser os primeiros reforços anunciados pelo Coxa.

Além desses jogadores, o elenco do Coritiba deve ficar ainda mais jovem com os possíveis retornos de jogadores que voltam de empréstimo. Casos do lateral-direito Rodrigo Ramos, do meia Zé Rafael e do atacante Rafhael Lucas, todos formados nas categorias de base do Verdão.

Ao mesmo tempo, o Coxa não deve fazer muito esforço para manter alguns jogadores experientes que vestiram a camisa do clube neste ano. O zagueiro Nery Bareiro já acertou a sua saída. Além dele, o volante Fábio Braga, o lateral Emerson Conceição, o meia Bernardo e os atacantes Jorge Ortega, Vinicius e Felipe Amorim, todos com seus contratos se encerrando, não devem permanecer.

Dois dos mais experientes ainda estão com suas situações indefinidas. O meia Juan, de 34 anos, apesar de ter sido o líder de assistências do time em 2016, não foi procurado após o Brasileirão para ter seu vínculo renovado. A diretoria, no entanto, procurou o camisa 55 no decorrer do ano, mas não obteve resposta para acertar a permanência do jogador.

Já o meia César González, também de 34 anos, foi procurado para estender seu contrato com o clube, mas acabou não aceitando reduzir seu salário para defender o time coxa-branca em 2017.

Três jogadores ainda estão em fase de negociações para a próxima temporada. O lateral César Benitez, o volante Amaral e o atacante Leandro foram procurados pela diretoria, mas não houve ainda um acordo para a renovação do contrato desses três jogadores. Destes, a diretoria está dando uma atenção especial para a situação de Leandro, que se firmou depois da chegada do técnico Paulo César Carpegiani e foi peça importante na reta final do Campeonato Brasileiro.