São quase dois anos de angústia. O torcedor do Coritiba ainda sofre ao lembrar daquele “lá vem a Chape” que marcou o rebaixamento para a Série B em 3 de dezembro de 2017. Para apagar essa memória e recolocar o clube na elite do futebol brasileiro, basta um empate neste sábado (30), às 16h30, contra o Vitória, no Barradão, em Salvador. Chegou o dia de recomeçar a história alviverde.

A partida Vitória x Coritiba terá transmissão ao vivo é gratuita do GloboEsporte.com Paraná – e você pode acompanhar todos os detalhes no Tempo Real da Tribuna do Paraná!

Para garantir o acesso, o Coxa depende apenas das próprias forças e joga por dois resultados: o empate e a vitória. Caso isso aconteça, não será preciso se preocupar com os jogos dos rivais. Se perder, o G4 apenas escapa se América-MG e Atlético-GO vencerem suas partidas. Se apenas um deles vencer, o Alviverde sobe de divisão.

+ Na Bahia: Torcedores do Coxa se reúnem no Pelourinho

Subir para a Série A é o desejo do torcedor, mas também é a necessidade do clube e a cartada dos jogadores e do técnico Jorginho. Para a torcida do Coritiba, os rebaixamentos recentes machucaram muito, e voltar à primeira divisão representa recuperar a grandeza. E reencontrar o caminho de boas campanhas nacionais, voltando a criar raízes na elite do futebol brasileiro.

+ Adversário: Saiba como o Vitória vai pro jogo

Para muitos dos jogadores, o acesso vai significar a permanência no clube – dois em especial, Juan Alano e Kelvin, festejariam ainda mais porque são torcedores alviverdes. Outros podem reconquistar seu espaço no mercado. Além de histórias especiais de redenção, como as de Alex Muralha e Rafinha.

+ IMPERDÍVEL: Confira o podcast De Letra especial sobre televisão!

Para Jorginho, o técnico do Coritiba, conseguir colocar o time de novo na elite marca esse trabalho como um dos principais de sua ainda iniciante carreira. E apaga uma sequência de trabalhos complicados que teve antes de chegar ao Alto da Glória.

E para o clube como entidade, é a chance de sair do zero de novo. A queda acentuada de receita ameaçava o futuro coxa, e o empate neste sábado pode gerar um novo ciclo, com mais investimentos, patrocínios, sócios e direitos de transmissão. É um cenário que se descortina muito mais ensolarado do que as previsões sombrias dos meses anteriores.

+ Leia também: Jorginho critica postura do presidente do Vitória

Mas, claro, tudo isso depende do resultado em campo. Até para evitar possíveis interpretações erradas, pouca gente falou esta semana. O foco absoluto esteve na preparação para encarar o Vitória, inclusive tentando controlar os nervos – é altíssima a expectativa e a ansiedade dentro do clube e no elenco. A viagem foi antecipada para quinta-feira (28) num plano de blindar o elenco. Ao mesmo tempo, mensagens de incentivo são enviadas para deixar clara a relevância da partida.

+ Confira a tabela e a classificação da Série B!

Jorginho não confirmou, mas deve apostar no time mais experiente possível para o jogo. Assim, Robson deve voltar no lugar de Igor Jesus – a equipe ganha em cancha mas também em movimentação. E o técnico também quer um time com a cabeça no lugar. “Nós sabemos da importância dos detalhes em jogos assim e nesse momento temos de trazer tranquilidade aos jogadores. O mais fundamental é ter equilíbrio e entender o momento importante da história do clube”, resumiu.

Ficha técnica

SÉRIE B
2º Turno – 38ª Rodada

VITÓRIA x CORITIBA

Vitória
Martín Rodríguez, Van, Everton Sena, Ramon e Thiago Carleto; Rodrigo Andrade, Baraka e Felipe Gedoz; Felipe Garcia, Eron e Anselmo Ramon.
Técnico: Geninho

Coritiba
Alex Muralha; Diogo Mateus, Nathan Ribeiro, Sabino e William Matheus; Matheus Sales, Serginho, Juan Alano e Giovanni; Robson e Rafinha.
Técnico: Jorginho

Local: Barradão (Salvador-BA)
Horário: 16h30
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Anderson José de Moraes Coelho (SP)