Em cerimônia realizada ontem em Londrina, o secretário estadual do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, o diretor de Marketing da Secretaria de Turismo, Guilherme Caron e o chefe do escritório regional da Paraná Turismo em Londrina, Bruno Veronesi, assinaram convênio com o Londrina Conventios & Visitors Bureau, presidido por David Dequech, que também é presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina, para a realização de três etapas do Circuito Paranaense de Corridas de Aventura.

A temporada começa com a prova no Norte do Estado e terá ainda outras duas: uma na região dos Campos Gerais e outra no Litoral do Paraná.

A primeira prova, que vai acontecer nos dias 10 e 11 de abril, com largada em Faxinal e chegada em Londrina, terá um percurso de 150 quilômetros, distribuídos em cinco modalidades esportivas (orientação, mountain bike, trekking, canoagem duk e rapel).

O evento será um dos instrumentos utilizados pelo Governo do Paraná para divulgar sua política estadual de turismo em áreas naturais.

Ao falar na solenidade de assinatura do convênio, o secretário Cheida destacou o pioneirismo da iniciativa, o mesmo espírito que caracteriza as comunidades norte-paranaenses, e disse acreditar que os obstáculos naturais desta primeira prova serão superados para fazer do evento um grande sucesso no calendário de turismo e eventos do Paraná. O secretário lembrou que o Circuito vai acrescentar ao Paraná novas rotas de turismo de aventura que, juntamente com o levantamento ambiental a ser realizado pela Sema/IAP, poderão fazer parte de outros já conhecidos, como a Rota dos Tropeiros, o Caminho de Itupava, a Rota do Café, dentre outros.

Já o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomide, manifestou a certeza de que este evento irá destacar e potencializar os recursos naturais, ambientais e turísticos de várias regiões do Estado, razão pela qual tem recebido o máximo apoio do governo do Paraná.

Após a assinatura do convênio, o organizador do Circuito, Julio Camargo, da Extrema Aventura Marketing & Eventos, falou a jornalistas sobre a primeira etapa do Circuito Paranaense e o que representa esta assinatura para o Governo do Paraná.

Início dia 9 de abril

Tudo começa no final de semana da Páscoa, com a disputa da primeira etapa da temporada. Para tanto, a Extrema Aventura realizou o levantamento da região que vai sediar a disputa dessa primeira etapa da temporada. A corrida vai acontecer em áreas de beleza ímpar, nos municípios de Faxinal, Mauá da Serra, Tamarana e Londrina, no Norte do Paraná.

A prova vai reunir no máximo 120 competidores, divididos em 30 equipes. Eles terão que vencer 150 km de trilhas, rios, vales, cachoeiras e outros atrativos naturais que pontuam a região.

O monitoramento dos Postos de Controle e trechos do percurso contará com a participação da Paraná Turismo e Instituto Ambiental do Paraná. O objetivo será avaliar os procedimentos, tanto por parte da organização como por parte dos competidores.

A largada está prevista para acontecer às 10h do dia 9 de abril em Faxinal e chegada a Londrina a partir das 7 horas de domingo. As premiações acontecem às 13 horas, no Zerão.

Percurso

Os atletas que estiverem competindo na categoria expedição, vão passar ainda por Mauá da Serra, Tamarana para então alcançar Londrina, local da chegada da primeira etapa do Circuito. Já os competidores das categorias universitária, empresas e aventura, vão disputar ?apenas? os 35 primeiros quilômetros da prova.

Mas, enquanto os atletas ?testam? sua resistência nas cinco atividades esportivas que integram o desafio, técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente estarão fazendo um levantamento do percurso a ser percorrido pelos mesmos, como forma de monitorar o impacto a ser causado e, através destes dados, emitir um laudo sobre as possibilidades de uso dos trechos para o turismo em áreas naturais.

Além da presença da SEMA, um técnico da Paraná Turismo vai acompanhar de perto alguns pontos da competição para a distribuição de materiais educativos para a prática do turismo consciente.

Simultaneamente, serão feitas duas ações ambientais em Faxinal, local da largada: o plantio de mudas de árvores nativas no entorno do Lago Saracura, bem como o lançamento de alevinos nas águas do lago.

Os melhores em ação

Algumas das melhores equipes do Brasil já confirmaram presença na abertura do Circuito Paranaense de Corridas de Aventura. Times como Oskalunga/Brasil Telecom (DF), Paranaventura/Financeira Renault (PR), Lontra Radical (SP) e Selva (SP) se mostram motivados para a prova.

O sucesso do evento, no entanto, não seria o mesmo se não houvesse cinco times locais já inscritos na prova: Radical Team, Pés Vermelhos, Metronorte, Anta Radical e Eco Caniôn confirmaram presença na etapa que abre a temporada estadual de 2004.

Inscrições prorrogadas

Como forma de fomentar o esporte na região de Londrina, a organização da prova prorrogou o prazo de inscrições para equipes do Norte do Estado até segunda-feira, dia 06 de abril. Os interessados devem acessar o site www.extremaventura.com.br onde estão as instruções sobre os procedimentos para se inscrever.