Na abertura da 29.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, nesta sexta-feira (5) à noite, os mandantes não foram bem. No Canindé, em São Paulo, a Portuguesa empatou com o Santa Cruz, por 2 a 2, enquanto o Gama, em Brasília, perdeu para o Criciúma, por 2 a 1.

Com estes resultados, o Criciúma passou a ocupar, temporariamente, a vice-liderança com 48 pontos, quatro a menos que o líder Coritiba. A Portuguesa, com 46 pontos, caiu para o quarto lugar e pode perder seu lugar no grupo de acesso neste sábado, quando acontecem outros oito jogos. O Gama, com 41 pontos, ocupa a sétima posição e o Santa Cruz, que chegou aos 39 pontos, está em 11.º lugar e praticamente fora da ameaça do rebaixamento, que o acompanhou durante muitas rodadas.

O empate da Lusa teve sabor de derrota, porque abriu 2 a 0 no primeiro tempo, com gols de Erick e Romeu, este contra. O Santa Cruz diminui com Nildo, aos 46 minutos do primeiro tempo, cobrando um pênalti bastante contestado. O empate do time pernambucano aconteceu aos 15 minutos do segundo tempo, num chute forte de Johnson.

No Mané Garrincha, o Gama foi surpreendido pelo Criciúma, de seu ex-técnico Roberto Cavalo. Os gols dos visitantes foram marcados por Jean Coral, enquanto Val Baiano diminuiu para o Gama, marcando seu 22.º gol na competição, liderando a artilharia. A rodada será completada sábado, a partir das 16 horas, com oito jogos.