Quem gosta de assistir a partidas de vôlei, futsal, basquete e handebol, mas não quer gastar muito, uma boa oportunidade é escolher entre os 114 jogos que acontecem hoje durante o IX Curitiba International Cup – evento que reúne na capital 2,5 mil atletas amadores de todo o país, além de equipes do Uruguai, desde a última quarta-feira. A entrada é gratuita e os jogos acontecem entre 8h e 21h, em diferentes locais: ginásio do Tarumã (handebol), Universidade do Esporte (handebol e voleibol), AABB (futsal), Colégio Nossa Senhora de Medianeira (futsal e handebol), Colégio Dom Bosco – Ahú (basquete), Paraná Clube (futsal). O International Cup termina amanhã, com a premiação das equipes campeãs.

Mesmo reunindo apenas amadores – a maioria dos atletas tem idade entre 12 e 16 anos -, o presidente do Comitê Organizador do evento, Edgar Hubner, acredita que o grande diferencial do Curitiba International Cup seja a qualificação. “Os árbitros são profissionais, apitam jogos decisivos. Em termos de organização, não deixa a desejar a nenhum outro torneio”, opina.

Hubner lamenta apenas a queda do número de participantes este ano. Em 2001, foram 3,2 mil atletas, divididos em 208 equipes – contra 148 equipes em 2002. “As pessoas não estão deixando de vir a Curitiba para participar de outro torneio. Não vêm mesmo pela questão financeira”, pondera. Um exemplo, segundo ele, é a redução de atletas do Chile, Argentina e Colômbia, que participaram no ano passado. “Em contrapartida, há garotos do Maranhão e do Pará”, ressalta.

História

O Curitiba International Cup teve início em abril de 1994, como um torneio apenas de handebol. Em 1999, foram incluídos basquete e futsal. Em 2000, foi a vez do voleibol. “Tivemos outras modalidades como o ciclismo e o futebol de grama sintética, que não vingaram, principalmente porque não são exploradas nas escolas”, conta Hubner.

Paralelo ao International Cup, acontece a VII Taça da Cidade de Curitiba. Participam da briga as seleções sub-24 do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. O jogo hoje acontece às 19h, no Tarumã, e amanhã às 15h e às 16h30 (final). A premiação da VII Taça é amanhã, às 19h, enquanto de futsal, basquete e handebol é 14h40. Já cerimônia do vôlei é às 16h20, sempre no Ginásio do Tarumã. Serviço: Mais informações sobre o evento e a programação completa está no site www.curitibacup.com.br.