Queria ver o Campeonato Paranaense de volta? Então se prepare, porque será entre este sábado (18) e quarta-feira da semana que vem (22). Após a capitulação do governador Ratinho Júnior à pressão de vários setores da economia, a quarentena restritiva se encerra nesta quarta-feira (15), o que tira qualquer impeditivo de o futebol voltar no estado. Mas é certo isso?

+ Ouça a primeira parte da entrevista de Valmir Gomes no podcast De Letra!

É simbólica a definição do fim da quarentena exatamente no dia em que temos o triste recorde de registros de óbitos decorrentes de covid-19 no Paraná e em Curitiba. Mesmo assim, falou mais alto o lobby de praticamente todas as atividades não essenciais.

Agora fica a pergunta: será que todos serão responsáveis? Aqueles que diziam que “não adianta nada ficar em casa” vão se cuidar e cuidar do próximo nesse ‘libera geral’? Acabando com a quarentena, o governo estadual ao mesmo tempo lava as mãos e transfere a responsabilidade para as prefeituras, os empresários e os cidadãos. Temos que fazer nossa parte e torcer para que dê tudo certo.

E o Campeonato Paranaense?

A Federação e os clubes correm agora para conseguir organizar o retorno do Campeonato Paranaense o mais rápido possível. O plano de jogar já neste sábado talvez não se concretize porque a reunião entre o futebol e o governo estadual deve acontecer na quinta-feira (16). Mas como agora não há preocupação com datas e horários – com portões fechados e transmissão por streaming não há problemas -, podemos ter jogos no domingo (19) ou na segunda (20).

O objetivo é terminar o Campeonato Paranaense antes do início do Brasileirão, marcado para 9 de agosto. É possível sim, mas apertando o calendário e, convenhamos, aumentando os riscos ‘no tocante’ ao coronavírus. Temos aí o Catarinense pra mostrar como a pressa não ajuda em nada.

+ Confira todos os posts do blog AQUI!

A FPF tem que resolver duas pendências: os jogos em Paranaguá e em Curitiba. Nas outras cidades (Londrina, Cianorte, Cascavel e Ponta Grossa) as prefeituras aceitam a realização das partidas. A tendência é que o estádio Germano Krüger receba as partidas do Trio de Ferro. E, se preciso, até o jogo entre Rio Branco e Londrina, na ida das quartas de final.

Agora é a hora de mostrar que realmente é seguro voltar com o Campeonato Paranaense. Papel que é dos dirigentes dos clubes e da FPF. O mau exemplo de Santa Catarina está aí na nossa cara. Só não sei se vamos aprender com os erros dos outros.


A Tribuna precisa do seu apoio! 🤝

Neste cenário de pandemia por covid-19, nós intensificamos ainda mais a produção de conteúdo para garantir que você receba informações úteis e reportagens positivas, que tragam um pouco de luz em meio à crise.

Porém, o momento também trouxe queda de receitas para o nosso jornal, por isso contamos com sua ajuda para continuarmos este trabalho e construirmos juntos uma sociedade melhor. Bora ajudar?