Na quinta edição da Sessão Quarentena, é hora de homenagear narradores do rádio paranaense. Quem me conhece sabe que sou apaixonado por rádio, foi através dele que comecei a trabalhar e sinto uma falta enorme dos programas e das transmissões. E também dos amigos, uns que estão firmes e fortes, outros que infelizmente nos deixaram.

+ Podcast De Letra e a decisão: qual é o melhor time do nosso futebol?

Sou ouvinte de velhos tempos. Era fã da rádio Independência, com Fernando César e Luiz Augusto Xavier. Dois grandes narradores, como também foram Lombardi Júnior, Carneiro Neto, Machado Neto e Aloar Ribeiro – claro que há tantos outros que não caberiam neste texto. E como são hoje Marcelo Ortiz e Edílson de Souza, por exemplo. Tive a chance de trabalhar com muita gente boa, de aprender com eles e me tornar um profissional melhor e uma pessoa melhor também.

+ Estaduais com sede única? Não é uma ideia maluca

Por isso, recuperei aqui algumas narrações memoráveis. E será pouco para homenagear tanta gente que brilhou e brilha nos microfones.

A Sessão Quarentena já mostrou jogos dos nossos times na íntegra, homenageou o aniversário de Cléber Machado, lembrou dos Gols do Fantástico e dos programas de TV locais. E agora se deleite e viva a emoção do rádio!

Jacir de Oliveira – rádio Transamérica

O Jacir tem um público bem fiel na Transamérica, mérito todo dele e seu estilo único de narração. Vamos ouvir a vitória do Paraná Clube sobre o Internacional, pela Série B de 2017.

Marcelo Ortiz – 98FM

O Marcelo segue sua trajetória de sucesso hoje na rádio Banda B. Mas tenho que também escolher uma narração da 98FM, um projeto do qual temos muito orgulho. É a épica narração da vitória do Athletico sobre o América-MG pela Série B de 2012.

+ Retaguarda Atleticana: a pré-história da Era Petraglia

Edílson de Souza – 98FM

Nosso ‘Catinga’ está de volta à Transamérica, mas selecionei aqui uma das grandes partidas narradas por ele – a vitória do Coritiba sobre o São Paulo na semifinal da Copa do Brasil de 2012.

Moura Júnior – rádio Transamérica

Nosso Mourinha deixou o rádio, mas ele marcou seu nome com grandes narrações. Vamos com a final do Paranaense de 2006, entre Paraná Clube e Adap.

Edemar Annuseck – rádio Clube

O Alemão fez história em São Paulo e em Curitiba. Aqui, a narração do jogo decisivo do Campeonato Paranaense de 1996 entre Paraná e Coritiba. Foi o tetracampeonato do Tricolor.

+ Portões fechados, uma realidade triste e inevitável

Edgard Felipe – rádio Clube

Quem foi embora antes do combinado, como diz Rolando Boldrin, foi o Edgard Felipe. Pra homenageá-lo, vamos com a vitória do Brasil sobre o Uruguai na final da Copa América de 1989.

Fernando César – rádio Independência

O narrador de todas as torcidas, Fernando César foi um dos grandes da história do nosso rádio. Vamos ouvir os gols da vitória do Coritiba sobre o Pinheiros na final do Campeonato Paranaense de 1986.

Carneiro Neto – rádio Clube

Tem que ter Carneiro Neto nessa Sessão Quarentena. Nosso oráculo e nosso imortal, Carneiro narrou demais. Confira nesta vitória do Athletico sobre o Santo André pelo Campeonato Brasileiro de 1984.

Lombardi Júnior – rádio Clube

O nome mais emblemático do rádio esportivo paranaense, Lombardi partiu cedo demais, em uma morte estúpida, em 1994. Aqui, vamos ouvi-lo narrando o título paranaense de 1979, conquistado pelo Coritiba diante do Colorado.

Aírton Cordeiro – rádio Clube

Antes de ser político e comentarista, Aírton Cordeiro foi o principal narrador do rádio paranaense em sua época. Aqui está a narração do título paranaense de 1970 conquistado pelo Athletico contra o Seleto, em Paranaguá. Carneiro Neto era repórter nessa transmissão!

Em tempo

Depois de ver os comentários, fica o registro: como já tinha dito ali em cima, há muitos outros narradores que mereciam ser citados. Caras como Rinoldo Cunha, Silvio Ronald, Durval Leal, Jair Júnior, Alfredo Ribeiro, Willy Gonzer, Alcir Ramos, J. Mateus, Fuad Kalil, Dionísio Pivatto, Rosildo Portella… E ainda assim vou esquecer. Mas todos eles merecem homenagens.

+ Confira todos os posts do blog AQUI!