Cruzeiro e Vasco se enfrentam hoje, às 20h30, no Mineirão, em jogo de ida pelas quartas-de-final da Copa do Brasil. O time mineiro terá a seu favor, além da torcida, a escrita, pois eliminou a equipe cruzmaltina nas três vezes em que a enfrentou por esta competição (93, 96 e 98).

Nesses confrontos, aconteceram seis partidas. O Cruzeiro ganhou três vezes com direito a uma goleada de 6 a 2 em São Januário em 96 e houve outros três empates. Se não bastasse essa invencibilidade, a Raposa sempre foi à final quando encontrou o Vasco pelo caminho. Só não ficou com o título em 98, derrotada pelo Palmeiras.

Tabus históricos à parte, o Cruzeiro vive um melhor momento que o rival. Está invicto há 31 jogos desde o ano passado e em sete rodadas no campeonato brasileiro, do qual é o více-líder, seu ataque já anotou 23 gols. Todos marcados por apenas três jogadores: Alex, Aristizábal e Deivid. “Existe uma afinidade entre a gente e isso ajuda muito no entrosamento dentro de campo”, explica o meio-campo Alex, autor de sete desses gols.

Para a partida desta quarta, o técnico Vanderlei Luxemburgo deve manter a equipe que goleou o Atlético-PR por 5 a 2 no último sábado. A principal preocupação do treinador é com a defesa, que não vem acompanhando o desempenho do setor ofensivo. Para se dar bem no Mineirão, o técnico do Vasco, Antônio Lopes, promete armar um forte bloqueio defensivo. Alex receberá marcação especial, provavelmente do cabeça-de-área Da Silva. Os laterais Russo e Wellington Monteiro serão mais discretos no apoio. O time não sofre gol há três jogos e isso pode dar confiança.

Marcelinho será o principal destaque do Vasco. O jogador sofreu um estiramento na coxa no clássico contra o Fluminense, domingo passado, e não vai jogar as próximas duas partidas. Sem o Pé-de-Anjo, Lopes prepara o time com Léo Lima em seu lugar. A velocidade do atacante Marques, que por cinco anos defendeu o Atlético-MG e se notabilizou por marcar gols no Cruzeiro, será a arma do Vasco nos contra-ataques. “Vamos procurar atacar para não sermos pressionados o tempo todo”, ensina Marques.

Cruzeiro x Vasco

Local: Mineirão. Horário: 20h30. Árbitro: Leonardo Gaciba (RS).

Cruzeiro: Gomes, Luisão, Edu Dracena e Thiago; Maurinho, Recife, Sandro, Alex e Leandro; Arisitizábal e Deivid. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Vasco: Fábio, Russo, Wesclei, Wellington Paulo e Wellington; Da Silva, Henrique, Danilo e Léo Lima; Souza e Marques. Técnico: Antônio Lopes.