Porto Alegre – Na estréia do técnico Cuca, o Grêmio não passou de um empate por 1×1, diante do Paysandu, ontem, no Olímpico e perdeu a chance de deixar a zona de rebaixamento. O time subiu para 29 pontos, mas permanece na 23.ª colocação, atrás do Paraná Clube. O Papão distanciou-se um pouco mais do perigo do rebaixamento, subindo para 16.ª colocação, com 36 pontos.

Jogando com dez homens, desde os 40? do primeiro tempo, o Tricolor ficou atrás no placar até aos 29? do segundo. O Paysandu marcou, com Jóbson, enquanto Cláudio Pitbull igualou o placar para os gremistas.

O jogo começou em alta rotação e aberto. Logo aos 3?, o Grêmio criou a primeira chance, com Felipe Melo, que cabeceou a queima roupa, obrigando Paulo Musse a fazer grande defesa.

O Paysandu, que começou encolhido, soltou-se, após os 10?, e chegou a ameaçar seriamente a meta gremista. Aos 13?, Leonardo recebeu próximo à área e chutou forte, para uma defesa difícil de Márcio. Dois minutos depois, o mesmo Leonardo penetrou livre, mas, pressionado, chutou por cima.

Aos poucos, porém, os velhos defeitos do Tricolor voltaram a aparecer, principalmente na articulação de jogadas e o time, embora pressionasse, não conseguia converter em gols as chances criadas. Aos 40? Arilson foi expulso, depois de uma entrada violenta em Sandro.

O jogo, que já era difícil, ficou dramático para os gaúchos, no início do 2.º tempo. Aos 2?, o Paysandu abriu o placar, com Jóbson. O meia aproveitou um cruzamento de Alonso para marcar, de cabeça.

O Grêmio lançou-se desesperadamente ao ataque, se abrindo perigosamente para os contra-ataques do Papão, que quase ampliou aos 6?. Jóbson roubou a bola de Douglas e chutou forte, para boa defesa de Márcio.

A pressão gremista aumentou. O Tricolor, no entanto, seguiu errando muito nas conclusões. Na melhor chance, aos 22?, Christian desperdiçou um gol incrível, ao receber livre, na área. O atacante chutou, a bola resvalou no goleiro Paulo Musse, mas o zagueiro Júlio Santos evitou o gol.

A insistência do Grêmio deu resultado aos 29?. O time chegou ao empate, numa jogada pessoal de Cláudio Pitbull. O atacante ganhou da defesa, na raça, e tocou para vencer o goleiro Paulo Musse. Mas apesar do esforço o jogo terminou em igualdade.

Ficha Técnica

Gols: Jóbson, aos 2? e Cláudio Pitbull, aos 29? do 2.º tempo. Grêmio: Márcio; George (Marcelinho), Bilica, Claudiomiro e Arilson; Cocito, Felipe Melo, Bruno (Douglas), Leanderson (Yan); Pitbull e Christian. Técnico: Cuca. Paysandu: Paulo Musse; Maurinho, Júlio Santos, Alex Pinho e Alonso; Bebeto Campos, Sandro, (Lecheva) Alexandre Pinho e Jóbson; Leonardo (Ernani) (Balão) e Vinicius. Técnico: Adílson Batista. Local: Olímpico (Porto Alegre). Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR). Assistentes: Gilson Bento Coutinho e Aparecido Donizete Santana (SP). Cartões amarelos: Alex Pinho, Claudiomiro. Cartão vermelho: Arilson.